Pesquisar No Site
Em um mês, Banco de Alimentos reaproveita 3 toneladas de alimentos e repassa a 14 entidades

Em um mês, Banco de Alimentos reaproveita 3 toneladas de alimentos e repassa a 14 entidades
O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba registrou em um mês a doação de 4 toneladas de alimentos para reaproveitamento. Os dados se referem ao período de 6 de setembro a 5 de outubro.
As doações são oriundas de hortifrutis e hipermercados da cidade (Cauana Hortifruti, Spani Atacadita e Latícinios Litoral Norte) e os produtos passaram por triagem dos técnicos do órgão. Um dos objetivos do programa é o combate ao desperdício de alimentos.
Deste total (4 toneladas), 75,27% dos alimentos doados foram reaproveitados pelo Banco Municipal de Alimentos, ou seja, mais de 3 toneladas de legumes e verduras.

Fotos: Luís Gava/PMC
Os alimentos foram repassados para 14 entidades sociais conveniadas à Prefeitura de Caraguatatuba, entre elas: APAE; Associação dos Aposentados e Pensionistas (AAPC); Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento; Associação Lar São Francisco de Assis; Associação Terapêutica Vida Nova; Casa Beija Flor; Casa da Criança – Casa de Acolhida; Centro de Recuperação Humano Renascer – Luz do Caminho; Comunidade Católica Divina Providência; Creche MEIMEI; Instituto Pró+Vida “São Sebastião”; Paróquia São João Batista; Restitui – Centro de Tratamento para Dependentes Químicos; e Vila Vicentina de Caraguatatuba.
A presidente do Fundo de Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, fez questão de destacar a questão do desperdício. “O desperdício não pode existir e é importante que os estabelecimentos tenham a consciência social. O reaproveitamento de alimentos alimenta muitas pessoas. Estamos buscando novas parcerias”, ressalta Samara, que também preside o Banco Municipal de Alimentos.
Doadores interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-3551 ou pelo email bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br. As parcerias serão concretizadas por meio de contratos, assegurando receptor e doador dos produtos.
Cresans
Além do trabalho de reaproveitamento de materiais, o Banco Municipal de Alimentos também recebe o Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), onde são ministrados regularmente cursos rápidos voltados à área culinária.
Segundo a coordenadora do Banco de Alimentos, Fernanda Cardoso Fernandes, no local são realizados cursos de salgados e doces, tempero caiçara, panificação, boas práticas de manipulação de alimentos. “Todos os cursos são voltados para a segurança alimentar”.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes