Pesquisar No Site
Prefeitura reativa o Comitê de Vigilância à Violência em Caraguatatuba
Prefeitura reativa o Comitê de Vigilância à Violência em Caraguatatuba
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou ontem (05/10) o decreto que reativa oficialmente o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), órgão que presta apoio às vítimas de violência.
A cerimônia de assinatura, realizada na sede da Secretaria de Educação, contou com a presença de secretários, presidentes dos Conselhos Municipais do Idoso, da Saúde e da Condição Feminina, da vereadora Vilma Teixeira e da presidente do Comviv, Lídia Ferreira.
Durante o evento, a presidente do Conselho da Condição Feminina, Graziele Chacon Borla, falou sobre a importância de um atendimento qualificado à mulher vítima de violência. “Quando mal atendida, a mulher se sente humilhada e não voltam a pedir ajuda”.
Ao relatar o caso de uma adolescente que tentou suicídio depois de ter sido estuprada, a conselheira do Conselho Municipal de Saúde, Cilmara Oliveira dos Santos contou que hoje a menor passa por tratamento psiquiátrico. “Com a reativação do Comviv, jovens como essa podem receber atenção especial. Mas para que o Comitê atue como uma rede de atenção, precisa do apoio de todos”.
Criado em 2012 em Caraguatatuba, o Comviv atuou regularmente até 2014, quando foi desativado.
A presidente do Comitê, Lídia Ferreira Aguiar, destacou que a oportunidade de reativar a entidade surgiu agora com a gestão de Aguilar Junior. “Não podemos fechar os olhos aos altos índices de violência e o prefeito está conosco, somando forças por essa causa”.
Para o secretário de Saúde, Amauri Toledo, “assinar o decreto é uma grande satisfação, pois o Comviv é uma das mais importantes diretrizes do governo humanizado de Aguilar Junior. Estamos reiniciando um trabalho de combate à violência”.
O secretário contou que a Secretaria de Saúde está envolvida no programa e desde o dia 3 de outubro, os médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vêm passando por treinamento para fazer o acolhimento adequado às vítimas de violência. “Já temos um cronograma para que todas as Unidades de Saúde recebam esse preparo. Não podemos permitir tanta dor. Queremos o melhor para a população”.
O prefeito Aguilar Junior acredita que a formação de uma força-tarefa entre as pessoas envolvidas podem não só ajudar as vítimas de violência como também diminuir os índices de violência na cidade. “Queremos entender o por quê desses altos índices e trabalhar para melhorar essa situação. Acredito que a reativação do Comviv é um grande passo para isso e o Comitê pode contar com nosso apoio”.
Veja Também Recentes
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,
Prefeitura de Caraguatatuba e CIEE divulgam resultado definitivo do processo seletivo complementar de estágio
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) publicaram a classificação final do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 na Edição 1.445 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quinta-feira (7/11) e no site https://portal.ciee.org.br/ (“Vitrine de Processos”/ “Processos Públicos”/ “Brasão
Câmara recebe 1ª audiência pública do orçamento de 2025 de Caraguatatuba na próxima segunda-feira
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será tema de duas audiências públicas na próxima segunda-feira (4/11) e no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o
Em corridas muito competitivas Anna Luiza Pimpão alcança pódio na Copa V11 em Barueri
O domingo (24/11) foi de muita velocidade e adrenalina no kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri-SP, na final da V11 Aldeia Cup de Kart. A pilota Anna Luiza Pimpão, representante de Caraguatatuba, cidade do litoral paulista, competiu pela F4 Graduados e mesmo sendo uma “novata” no campeonato desta temporada, conquistou
Fundacc promove 13ª edição do Festival Estudantil de Teatro a partir de hoje
O Auditório Maristela de Oliveira será palco a partir desta segunda-feira (25/11), da 13ª edição do Festival Estudantil de Teatro – FET. O evento conta com 11 espetáculos gratuitos e segue até o dia 27 de novembro. O encerramento será no dia 30 deste mês, na Praça do Caiçara. O