Pesquisar No Site
Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos
Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos
Desde 2014, por meio da Lei Municipal 177, é assegurada às pessoas com deficiência residentes em Caraguatatuba, a isenção do pagamento do valor cobrado para ingresso em casas de diversões, praças esportivas e similares, locais de shows e espetáculos no município.
Essa credencial de cultura é emitida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). Entre as ações realizadas dentro do “Setembro Azul”, mês que marca a luta da comunidade surda pelos seus direitos, a Sepedi fez a renovação ou primeira via das carteiras para 17 alunos surdos ou com deficiência auditiva que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos (Emefebs) Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, única escola bilíngue para surdos do Litoral Norte.
O aluno Yago Samuel Amaro Grotti, 11 anos, vibrou com a novidade. “Agora vou poder ir ao parque (Trombini) com meus amigos”, declarou.
A diretora da escola bilíngue, Josiane Alcântara, disse que essa ação da equipe da Sepedi demonstra aos estudantes surdos ou com deficiência auditiva que eles têm os mesmos direitos que os ouvintes. “Eles se sentem prestigiados e empoderados”, disse.
O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, ressaltou a importância do diálogo, intercâmbio e parceria entre as secretarias, no sentido de facilitar a vida do munícipe com deficiência. “A equipe da Sepedi está comprometida em garantir o melhor atendimento às pessoas com deficiência da nossa cidade. Podem contar conosco”, afirmou.
Prestigiaram também a ação a fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi, e a diretora do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Fabiana Matos.
*Setembro Azul – Dia Nacional dos Surdos*
Dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. A data foi oficializada pelo Decreto Lei nº 11.796/ 2008 para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva.
Este dia foi escolhido em homenagem à inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, primeira escola para surdos no Brasil da primeira escola de surdos do Brasil.
O “Setembro Azul” tem por objetivo manter viva a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda.
A escolha do azul foi para ressignificar uma passagem trágica da história da humanidade. Para identificar as pessoas com alguma deficiência, os nazistas amarravam faixas azuis em seus braços. Dessa forma, a comunidade surda escolheu o azul turquesa para representar e mostrar a superação e luta por trás do ser surdo e manter viva a memória daqueles que sofreram consequências desumanas apenas por existirem.
Veja Também Recentes
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de
Prefeitura publica homologação da classificação da 2ª Fase do Curso de formação para a GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Comissão do Concurso Público, publicou nessa segunda-feira (04), no site oficial, a homologação da Classificação Preliminar da 2ª Fase do Curso de Formação para a Guarda Municipal de Caraguatatuba (GCM). Veja aqui O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos,
Prefeitura de Caraguatatuba inicia transição de governo na próxima segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (4/11) o processo de transição de governo. Para isso, foi publicado em outubro o Decreto 2.044/24 que dispõe sobre a transição do governo municipal e sobre a nomeação dos membros da respectiva equipe. A transição de governo é o procedimento institucionalizado que
Obra de sistema de drenagem no Aruan continua
A Prefeitura de Caraguatatuba continua trabalhando na implantação de um novo sistema de drenagem na avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na altura do bairro Aruan. A equipe da Secretaria de Obras Públicas (Secop) trabalha no sentido Centro. O desvio está sendo feito pela faixa de estacionamento