Pesquisar No Site
Mais de 254 kg de materiais são recolhidos na ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Caraguatatuba

Mais de 254 kg de materiais são recolhidos na ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, recolheu em torno de 254 kg de lixo na ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado no último sábado (17).
A ação foi divida em 13 pontos de limpeza de norte a sul da cidade, que reuniu cerca de 250 participantes entre instituições, empresas e voluntários.

#PraTodosVerem: Voluntários ventindo blusas da cor amarela realizam coleta de resíduos na praia no Dia Mundial da Limpeza (Foto: Luís Gava/PMC)
O mutirão resultou em 150 sacos de lixo completamente cheios de resíduos. O balanço da Secretaria de Meio Ambiente ainda apontou que 228 kg eram de rejeito e 26,3 kg era material reciclável.
Os itens mais recolhidos foram pontas de cigarro, plásticos em geral como garrafas pet, tampinhas e sacolas, latas, garrafas de vidros, máscaras faciais descartáveis e em alguns pontos específicos, como as margens de rios e encosta da Praia da Mococa, ainda foi recolhido restos de materiais de construção civil.
Todos os materiais recicláveis foram enviados para a Cooperativa Maranata, que se dispôs a fazer a triagem dos materiais e dar a destinação adequada. Os rejeitos foram enviados ao transbordo.
Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro de Oliveira Caetano, a colaboração de todos foi essencial para a realização da limpeza dos rios e praias, mas a quantidade de resíduos coletados ainda surpreende. “A conscientização ambiental deve ser trabalhada todos os dias para que cada vez menos lixos sejam descartados na natureza. O apoio que recebemos nesta ação foi fundamental, mas a nossa intenção é que a cada ano o número de coleta em limpezas assim diminua. Se ao invés de termos os lixos descartados nas praias nós tivéssemos eles destinados aos Ecopontos, certamente poderíamos reciclar muito mais”, disse.
Somente o material recolhido pelas equipes em parceria com a Prefeitura chegou a 254,3 kg. Esse valor, de acordo com representantes da Secretaria já é bastante elevado, no entanto quando se considera a ação de outros voluntários independentes, que também promoveram a ação alusiva, o número de resíduos pode ser ainda maior.
Por isso cabe destacar a importância e cuidado com o meio ambiente, bem como a consciência de descartar o lixo nos locais corretos para reduzir a poluição.
Veja Também Recentes

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.