Pesquisar No Site
Representantes da Prefeitura de Lorena visitam Sepedi e Ciapi

Representantes da Prefeitura de Lorena visitam Sepedi e Ciapi
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Barboza Toledo, e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção da Sepedi, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, receberam nesta sexta-feira (9) o secretário de Desenvolvimento Social de Lorena, Cláudio Freitas; a educadora em Saúde, Tatiana Nunes Pazzini; a presidente e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Lorena(CMDPD), Solange Bertolini e Ana Maria dos Santos, respectivamente.
O objetivo da visita por parte dos representantes municipais de Lorena foi o de conhecer, de perto, o trabalho desenvolvido pela Sepedi junto às pessoas com deficiência (PcD) e idosos, bem como o funcionamento do Centro Dia e Centro de Convivência do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso.

#PraTodosVerem: Imagem da sala do secretário da Sepedi. Ao redor da mesa de reuniões estão sentados o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Barboza Toledo, e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção da Sepedi, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos; o secretário de Desenvolvimento Social de Lorena, Cláudio Freitas; a educadora em Saúde, Tatiana Nunes Pazzini; a presidente e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Lorena, Solange Bertolini e Ana Maria dos Santos (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Na oportunidade, os visitantes puderam também conhecer o fluxo de atendimento técnico da Sepedi a partir da demanda do disque 100, 156, Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania por meio do Cras e Creas (Centro de Referência da Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Secretaria de Saúde.
E, ainda, sobre o funcionamento da parceria entre a Sepedi e o Instituto Pró+Vida, Vila Vicentina, Associação Lar São Francisco de Assis, em relação ao atendimento à pessoa idosa do município e com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em relação ao atendimento à PcD, na Residência Inclusiva.
“A Sepedi é referência na região e queríamos nos informar sobre as políticas públicas de Caraguatatuba para a pessoa idosa e pessoas com deficiência, mais de perto. Retornamos com muitas ideias inspiradoras para implantarmos no nosso município e continuaremos mantendo contato para estreitarmos as relações entre as nossas cidades”, declarou o secretário Cláudio Freitas.
A presidente do CMDPD, que é cadeirante, ressaltou que a inclusão da PcD começa com a acessibilidade. “Sou curitibana e tive acesso a espaços inclusivos desde cedo.Também tive uma família que sempre esteve ao meu lado, me incentivando nas minhas conquistas. A minha deficiência física não me impediu de ter uma ótima infância, adolescência, fazer faculdade, enfim, alçar voos. Ter acesso a locais, serviços, lazer, educação, enfim, é o principal”, afirmou.
O secretário e a diretora da Sepedi foram convidados a ir a Lorena para palestrarem sobre as experiências de Caraguatatuba.
“Foi um encontro muito agradável. A troca de conhecimentos entre municípios é sempre importante. Estamos à disposição para recebermos nossos vizinhos, em Caraguatatuba, como também levarmos nosso trabalho a outras cidades”, disse Toledo.
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades