Pesquisar No Site
Projeto em parceria com a Sabesp desenvolve aulas práticas de Educação Ambiental
Projeto em parceria com a Sabesp desenvolve aulas práticas de Educação Ambiental
Estudantes de quatro escolas da rede municipal de Caraguatatuba estão participando de um projeto piloto realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio do setor de Projetos da Secretaria de Educação, e a Sabesp.
Iniciado no 1º semestre letivo, o ‘Educa Sabesp’ desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, que incluem uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo. Em uma atividade dinâmica e de construção coletiva de ideias, os alunos têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre como cuidar da natureza.
As atividades do projeto ‘Educa Sabesp’ também preveem uma capacitação para os docentes das unidades que desenvolvem um plano de aula referente ao tema ‘água’.
O objetivo é que os estudantes aprendam um pouco mais sobre o ciclo da água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais, explicou a secretária de Educação, Márcia Paiva. “O projeto foi elaborado em etapas. A primeira delas incluiu a capacitação aos docentes ministrada por profissionais da Sabesp. Na segunda, os professores elaboraram e apresentaram seus planos de aula com o tema ‘Água e Saneamento’. As visitas à ETA Porto Novo são realizadas logo após o desenvolvimento do tema em sala de aula, onde os estudantes conseguem visualizar e vivenciar tudo que aprenderam como uma forma de encerramento do projeto”.
A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, participam das atividades com os estudantes, explicando sobre todos os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilharem suas experiências profissionais.
O superintendente do Litoral Norte da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que os estudantes consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.
“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas, principalmente, é muito bom para o futuro”, concluiu.
Cerca de 170 estudantes das unidades Prof.ª Maria Aparecida Ujio; Profº. Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra participam das atividades piloto este ano.
Até o final do 2º semestre todas as salas envolvidas no projeto serão contempladas com a visita e farão uma exposição dos resultados e aspectos observados durante a trilha de aprendizagem.
Confira alguns registros das atividades do projeto ‘Educa Sabesp’
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba toma providências contra perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, adotou uma fiscalização mais intensa sobre os locais onde ocorre mais perturbação do sossego na cidade. No último final de semana, foram atendidas 22 denúncias de perturbação que resultaram em multas. Dois locais foram autuados no valor de 416 VRMS,
Professora da rede municipal apresenta experiência em sala de aula no Seminário Internacional da Faculdade de Educação da USP
A experiência em sala de aula, da professora Michele Lúcia Moreira Barbosa, no 2º ano, da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, bairro Indaiá, foi uma das selecionadas para apresentação dentro do 23º Seminário Internacional de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. O evento foi na Faculdade de Educação da
Caraguatatuba é uma das 5 cidades do Brasil com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) conquistou a certificação Pró-Gestão Nível IV da Secretaria de Regime Próprio e Complementar (SRPC), do Ministério da Previdência Social (MPS). Desta forma, Caraguatatuba passa a ser um dos cinco municípios brasileiros com a certificação Pró-Gestão Nível IV, a mais alta certificação
Fim de semana será agitado com competições esportivas em Caraguá
A Prefeitura de Caraguatatuba recebe diversos campeonatos esportivos que visam animar o final de semana na cidade. Estão previstos jogos de futsal e futebol amador da 1º e 2º divisões e competições de artes marciais. Hoje (8), o Campeonato de Futsal Série Ouro chega à reta final, às 20h, na
Câmara encerra audiências públicas do orçamento e das alterações da LDO 2025 de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
A Câmara Municipal promove a segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na próxima quarta-feira (13/11), a partir das 18h, no seu plenário, no Centro. A proposta que altera parcialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO –2.731/2024) para elaboração e execução