Pesquisar No Site
Comitê Municipal de Vigilância à Violência cria plano de combate ao alto número de suicídios em Caraguatatuba
Comitê Municipal de Vigilância à Violência cria plano de combate ao alto número de suicídios em Caraguatatuba
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do Comitê Municipal de Vigilância à Violência (COMVIV), apontam que de janeiro a agosto de 2017 foi detectado um alto número de ocorrências de suicídios e violência autoprovocada.
Foram 37 tentativas de suicídio (maioria dos casos com mulheres que tentam a intoxicação com remédios) e 52 lesões autoprovocadas (maioria dos casos com jovens que entraram em grupos de desafios).
Para reduzir essa estatística, o COMVIV está estruturando um plano de combate ao suicídio. A intenção é levar o tema para discussão nas escolas e em órgãos públicos com grande alcance de pessoas, como os Centros de Referência de Assistência Social.
De acordo com a presidente do Comitê, Lídia Ferreira, é fundamental levar esse tema para discussão pública. “Precisamos entrar nas escolas, falar com as famílias, para que possamos ter sucesso na redução de casos de violência autoprovocada e suicídio. Vamos capacitar nossos profissionais para que eles sempre consigam detectar e ajudar pessoas nesta situação”, afirmou.
Ao todo, foram registradas 253 notificações de violência na cidade. Os casos se referem às violências física, psicológica, sexual, autoprovocada, tortura e registros de abandono.
Das 253 notificações, 209 foram contra mulheres (82%) e 44 contra homens, sendo que, no caso da violência contra mulheres, o ato é praticado na maioria das vezes pelo cônjuge ou ex-cônjuge.
Decreto
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assina no próximo dia 5 de outubro o decreto que cria o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), que terá grande papel no combate à violência no município, englobando serviços de atendimento oriundos de diversas secretarias municipais.
A intenção do órgão é levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.
O Comitê será formado por 23 membros e terá representantes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião da Tamoios para tratar da Operação Verão 2024/2025 referente ao trânsito
A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão na reunião realizada pela Concessionária Tamoios, para tratar da Operação Verão 2024/2025. O encontro foi feito na sede da Tamoios, no km 65 da rodovia, onde estiveram reunidos o secretário da Mobilidade Urbana e Proteção
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia
Prefeitura de Caraguatatuba abre seleção de bolsista do PEAD para formação de cadastro de reserva
As inscrições online do chamamento público para a formação de cadastro de reserva de bolsista do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser feitas das 17h desta sexta-feira (8/11) até às 17h do dia 22 de novembro (sexta-feira), pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na ‘Play Store’
Recadastramento para transporte universitário começa na próxima segunda-feira
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, conforme artigo 11º, do Decreto Municipal nº 1.950/2024, informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, no período
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Euclydes Ferreira recebem prêmio do Programa Boa Energia nas Escolas da empresa EDP
A EMEF Professor Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, foi um dos destaques da Gincana “Xô Desperdício”, dentro do Programa Boa Energia nas Escolas, promovido pela empresa EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vídeo produzido pelos alunos do 8º ano ficou em