Pesquisar No Site
Palestra sobre competências socioemocionais para professores lota Teatro Mario Covas

Palestra sobre competências socioemocionais para professores lota Teatro Mario Covas
O escritor, palestrante, consultor organizacional, mestre em neuropsicologia, Eduardo Shinyashiki, cativou os professores da rede municipal de Caraguatatuba presentes no Teatro Mario Covas na noite de terça-feira (3), com sua palestra “Competências Socioemocionais na Educação: Integração entre o Sentir e o Aprender”.

Fotos: Luis Gava/PMC
O encontro promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a empresa Planneta teve por objetivo proporcionar uma reflexão sobre as práticas diárias na escola e na vida pessoal e sobre como compreender e gerir emoções, definir e atingir metas, sentir e mostrar empatia com os outros, manter relações positivas e tomar decisões responsáveis.
Na abertura, o secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, deu boas-vindas ao público e destacou a importância da habilidade de resolver conflitos e lidar com as frustrações no dia-a-dia. “Isso é o que a empresa mais espera do seu funcionário hoje em dia”, afirmou.
Durante a explanação, Shinyashiki disse que a educação oferecida, atualmente, não prepara para a vida e sim para ter conhecimento. Para ele, o aprendizado deve vir de maneira inovadora e não por métodos repetitivos e tradicionais. O ideal, de acordo com o palestrante é que cada pessoa saia do “piloto automático” e faça o seu trabalho de forma diferente e divertida.
“Não é quanto de tempo a gente tem para estar com um filho, aluno, com a pessoa que se ama, por exemplo. Mas o que a gente faz com o tempo que tem. É fazer a diferença com o tempo que se tem”, destacou.

Fotos: Luis Gava/PMC
Outro ponto ressaltado pelo escritor é que as pessoas devem reconhecer e exercitar a gratidão antes mesmo que a vida lhe dê em troca. “Qual é a estratégia vencedora no mundo de hoje? A resposta está na capacidade de se comunicar, de influenciar pessoas, de exercer a humildade para pedir o que precisamos e de saber pedir”, pontuou.
“Comunicação é a capacidade de tornar algo em comum e para se comunicar bem, é preciso escolher bem as palavras, o tom de voz e a entonação e, principalmente, a expressão corporal”, afirmou.
A professora do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, no bairro Travessão, Adriana Matos, disse que a palestra contribuiu para fazer uma reflexão da postura na vida pessoal e no trabalho.
A colega da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, concorda: “Chegar na sala de aula com postura e alto astral com certeza motiva o aluno”.
Já Andrea de Lima Martes, da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, disse que a palestra cumpriu o papel de despertar a motivação. “A mensagem que ficou para mim, é de que com gratidão, união dentro da escola e bom humor podemos fazer um excelente trabalho”, completou.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão