Pesquisar No Site
Famílias do Residencial Getuba aprovam cursos oferecidos pela Prefeitura e Sesi para geração de renda

Famílias do Residencial Getuba aprovam cursos oferecidos pela Prefeitura e Sesi para geração de renda
Ainda não são 13 horas quando famílias do Residencial Getuba que participam dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, estão na frente da unidade móvel aguardando o momento de entrar na ‘sala de aula’.
Com empolgação, os participantes contam das expectativas, sonhos de se aperfeiçoarem ou até mesmo ter uma nova profissão.

#PraTodosVerem: Darlyne está em pé na bancada da cozinha e conta que sempre procura se aperfeiçoar (Foto: Luís Gava/PMC)
Luciana dos Santos, 42 anos, é dona de casa e autônoma. Empolgada, ela conta que pretende fazer todos os cursos que conseguir. “Já fiz de bolo de pote, marmitinha, aproveitamento de alimentos e quero agora o de brigadeiro”. Tudo isso para reforçar o orçamento doméstico e se aperfeiçoar com novas técnicas e reconhecimento.
Márcia Souza Pereira, 51 anos, estava feliz nesta quarta-feira, pois conseguiu a vaga para participar do curso de reaproveitamento de alimentos. “Eu perdi as inscrições, mas estou vindo todo dia para ver se sobra algum lugar e agora deu certo”, comemora ela que vê essa como uma oportunidade de também melhorar de vida.
O jovem Pedro Henrique Bagdonas, 17 anos, quer aproveitar o seu dom na cozinha para seguir a carreira da família. Sua avó é salgadeira e sua mãe era cozinheira profissional. “Sempre ajudei minha avó, adoro cozinhar e agora quero melhorar ainda mais”.
Outra que está se aperfeiçoando é a confeiteira Darlyne Constâncio dos Santos Chagas, 35 anos, que há sete anos apostou em trabalhar por conta e agora aproveita todos os cursos oferecidos pela Prefeitura e Fundo Social para levar o melhor a seus clientes. “Além da parte de culinária, aposto também nos cursos de empreendedorismo e vendas para saber como dar preço ao meu trabalho”.
Nos próximos dias os participantes terão aulas para aprender a fazer brigadeiro gourmet, pães caseiros, lanches e sucos saudáveis, trufas e bombons, além de tortas e salgados.
Até o dia 2 de setembro o foco é nos cursos gourmet na área de culinária. As aulas são conduzidas pela nutricionista Alessandra Mello Gonçalves, com sua ajudante de cozinha Lidiane Aparecida dos Santos.
Para chegar ao conteúdo oferecido, a Secretaria de Habitação recebe as sugestões e demandas da comunidade e busca oferecer aqueles que podem ser rentáveis inclusive na região onde as famílias moram.

#PraTodosVerem: Tortinha feita com casca de banana e geleia de banana no curso de aproveitamento de alimentos (Foto: Luís Gava/PMC)
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.
Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.
Ainda serão realizados cursos de servente de pedreiro, aos sábados, nos dias 3, 10, 17, 24 de setembro e 1º de outubro, das 8h às 17h; educação ambiental, no dia 21 de setembro, das 13h às 17h; hotelaria, nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, das 13h às 17h; e empreendedorismo, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, das 13h às 17h.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com