Pesquisar No Site
Idosos e PcD atendidos pela Prefeitura de Caraguatatuba tem um dia diferente na Praça Sensorial

Idosos e PcD atendidos pela Prefeitura de Caraguatatuba tem um dia diferente na Praça Sensorial
Os idosos e pessoas com deficiência (PcD) que frequentam o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), em Caraguatatuba, tiveram um dia diferenciado, neste mês, ao visitarem a Praça Sensorial, localizada no bairro Cidade Jardim.
Durante parte do dia o grupo de 26 pessoas, formado por frequentadores e cuidadores, pode ‘sentir’ o que o espaço oferece, principalmente para aqueles com mobilidade reduzida.

#PraTodosVerem: Idosos em cadeiras de rodas são conduzidos por cuidadores (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Os mais idosos e PcD também participaram de brincadeiras com bola, bambolê, utilizaram o balanço, a gangorra, curtiram música e ainda fizeram um lanche ao ar livre.
A coordenadora técnica do Ciapi/Acalento, Karina Mello, explica que os passeios externos fazem parte das ações que visam promover o bem estar na convivência social para os idosos e PcD que frequentam o Centro Dia. “Levamos eles no Festival do Camarão, agora aqui na Praça e vamos levar onde for possível essa integração”.
Diferenciada por suas características sensoriais, terapêuticas e paisagísticas e de acessibilidade, a Praça Sensorial conta com trilha dos sentidos, academia ao ar livre, parque infantil acessível, quadra esportiva, sanitários adaptados, placas de sinalização em braile, além de área para atividades livres, visitas agendadas e grupos para piquenique.
No local, é possível descobrir plantas e cheiros, andar descalço em materiais e texturas diferentes, correr e brincar.
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Caraguatatuba recebe mil mudas de plantas nativas como parte de compensação ambiental
Caraguatatuba recebeu a doação de mil mudas de plantas nativas na última sexta-feira (14), como parte de uma compensação ambiental da empresa Pedreira Massaguaçu S.A . As mudas foram disponibilizadas para a população na Praça Cândido Mota, no Centro. Essa doação faz parte de um processo regular de compensação ambiental

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe