Pesquisar No Site
Prefeitura apresenta ações de empregabilidade para PcD em Café Empresarial da ACE

Prefeitura apresenta ações de empregabilidade para PcD em Café Empresarial da ACE
O Café Empresarial, realizado mensalmente pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) contou, nesta quinta-feira (21), com a exposição de um programa conduzido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
O secretário da pasta, Amauri Toledo, e a técnica Maria Elvira da Silva Alves, tiveram a oportunidade de apresentar aos empresários da cidade as ações que permitem a contratação de Pessoas com Deficiência (PcD).

#PraTodosVerem: Amauri Toledo e Maria Elvira estão à frete do salão da ACE e falam com comerciantes (Foto: Mara Cirino/PMC)
“Temos um banco de dados com os nossos PcDs, seus currículos e habilidades, além de laudo médico comprobatório de doença e elas podem ser inseridas ou reinseridas no mercado de trabalho para maior qualidade vida”, explicou Maria Elvira.
Ela ainda destacou a necessidade da inclusão dos deficientes e a importância para que se sintam úteis e para a autoestima. “Temos vários casos de deficiência que não atrapalham na realização de atividades. Cada deficiente tem habilidades diferentes e podem ser inseridas diferentes atribuições”.
Maria Elvira reforçou ainda que ações semelhantes são realizadas para a inserção de idoso no mercado de trabalho e que cada um também tem sua habilidade.
Já o secretário Amauri Toledo aproveitou também para explicar aos comerciantes qual o papel da Sepedi, as parcerias e ações envolvendo PcD e idosos. “Vocês sabiam que 20% da nossa população é formada por idosos? Que de 11 mil antes da pandemia da Covid-19 hoje temos mais de 25 mil na cidade? Por isso temos ações e atendimentos específicos para esse grupo, conforme orientação do prefeito Aguilar Junior”, argumentou.
Para sensibilizar os empresários, a Sepedi deve estar mais presente nos próximos Cafés Empresariais da ACE para tirar dúvidas dos participantes e abrir o leque de atendimento.
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização