Pesquisar No Site
Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente
Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente
Mais de 250 pessoas participaram do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente, promovido no último sábado (23/9), no auditório do Centro Universitário Módulo, que teve como tema “Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes como Prioridade Absoluta no Município”.
O encontro realizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, reuniu diversos profissionais que atuam diretamente com esse público.
O objetivo foi promover uma reflexão e debate sobre os trabalhos voltados às crianças e adolescentes e fortalecer a garantia de Direitos e a prioridade absoluta no município de Caraguatatuba.
O vice-prefeito, Eugênio de Campos Junior, ressaltou a importância de duas palavras, cuidar e prioridade. “Termos o cuidado com nossas crianças e como prioridade em nossas vidas, é o norte do nosso trabalho. Com esse espírito e palavras, desejo que vocês levem todo aprendizado do Fórum, ao dia a dia de trabalho”, disse Campos.
A presidente do CMDCA, Patricia Sousa Moreira, agradeceu a participação de todos e disse que seu maior desejo, é que, o encontro despertasse nos participantes, a necessidade na otimização do atendimento às crianças e adolescentes.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, o evento foi um dia recheado de aprendizado. “Aprendam com as histórias e conhecimentos dos palestrantes e coloquem em prática na rotina de trabalho, tenho certeza que será muito produtivo”, finalizou.
O Fórum iniciou com a história de superação de Renato Mello, considerado o maior caso de violência infantil da América Latina.
Renato sofreu violência da mãe, desde os oito meses de vida até os 12 anos de idade, quando ela foi denunciada e presa. Passou por 42 cirurgias para reconstrução da face e atualmente, viaja todo o país contando sua história.
Após, teve a palestra do psicólogo Dr. João Laurentino dos Santos, sobre “Políticas de Prevenção de Drogas e Violências contra Crianças e Adolescentes: cuidar deles com prioridade absoluta”.
Para encerrar as atividades do período da manhã, os internos da Fundação Casa, fizeram uma apresentação de Maculelê.
O Fórum deu continuidade com a palestra da jornalista e educadora sexual, Julieta Jacob, que abordou o tema “Sexualidade na Adolescência”.
Os alunos da ETEC, do curso de Meio Ambiente falaram um pouco dos projetos que concorrem na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.
O Fórum encerrou com a palestra sobre “Protagonismo Juvenil” do psicólogo, Erivan Freire Braga.
Também participaram do evento, secretários municipais, entidades sociais e conselheiros municipais.
Veja Também Recentes
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e
Módulo realiza em novembro o 1º Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte
Nos dias 09 e 10 de novembro de 2024 o Centro Universitário Módulo, Instituição de Ensino Superior (IES) do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, irá realizar a primeira edição do Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte de São Paulo. Nesta primeira edição a entrada do público será gratuita
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.