Pesquisar No Site
Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente

Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente

Fotos: Claudio Gomes/PMC
Mais de 250 pessoas participaram do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente, promovido no último sábado (23/9), no auditório do Centro Universitário Módulo, que teve como tema “Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes como Prioridade Absoluta no Município”.
O encontro realizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, reuniu diversos profissionais que atuam diretamente com esse público.
O objetivo foi promover uma reflexão e debate sobre os trabalhos voltados às crianças e adolescentes e fortalecer a garantia de Direitos e a prioridade absoluta no município de Caraguatatuba.
O vice-prefeito, Eugênio de Campos Junior, ressaltou a importância de duas palavras, cuidar e prioridade. “Termos o cuidado com nossas crianças e como prioridade em nossas vidas, é o norte do nosso trabalho. Com esse espírito e palavras, desejo que vocês levem todo aprendizado do Fórum, ao dia a dia de trabalho”, disse Campos.

Fotos: Claudio Gomes/PMC
A presidente do CMDCA, Patricia Sousa Moreira, agradeceu a participação de todos e disse que seu maior desejo, é que, o encontro despertasse nos participantes, a necessidade na otimização do atendimento às crianças e adolescentes.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, o evento foi um dia recheado de aprendizado. “Aprendam com as histórias e conhecimentos dos palestrantes e coloquem em prática na rotina de trabalho, tenho certeza que será muito produtivo”, finalizou.
O Fórum iniciou com a história de superação de Renato Mello, considerado o maior caso de violência infantil da América Latina.
Renato sofreu violência da mãe, desde os oito meses de vida até os 12 anos de idade, quando ela foi denunciada e presa. Passou por 42 cirurgias para reconstrução da face e atualmente, viaja todo o país contando sua história.

Fotos: Claudio Gomes/PMC
Após, teve a palestra do psicólogo Dr. João Laurentino dos Santos, sobre “Políticas de Prevenção de Drogas e Violências contra Crianças e Adolescentes: cuidar deles com prioridade absoluta”.
Para encerrar as atividades do período da manhã, os internos da Fundação Casa, fizeram uma apresentação de Maculelê.
O Fórum deu continuidade com a palestra da jornalista e educadora sexual, Julieta Jacob, que abordou o tema “Sexualidade na Adolescência”.
Os alunos da ETEC, do curso de Meio Ambiente falaram um pouco dos projetos que concorrem na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.
O Fórum encerrou com a palestra sobre “Protagonismo Juvenil” do psicólogo, Erivan Freire Braga.
Também participaram do evento, secretários municipais, entidades sociais e conselheiros municipais.
Veja Também Recentes

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Pastoral da Criança visita Fundo Social de Caraguatatuba
Em uma sociedade na qual o cuidado com a infância é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade mais justa e solidária, toda iniciativa voltada à proteção e ao bem-estar das crianças merece ser destacada. É nesse contexto que ações integradas entre o poder público e instituições da sociedade civil