Pesquisar No Site

Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente

DSC_3347
Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente
Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente

Fotos: Claudio Gomes/PMC

Mais de 250 pessoas participaram do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente, promovido no último sábado (23/9), no auditório do Centro Universitário Módulo, que teve como tema “Proteção e Defesa dos  Direitos das Crianças e dos Adolescentes como Prioridade Absoluta no Município”.

O encontro realizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, reuniu diversos profissionais que atuam diretamente com esse público.

O objetivo foi promover uma reflexão e debate sobre os trabalhos voltados às crianças e adolescentes e fortalecer a garantia de Direitos e a prioridade absoluta no município de Caraguatatuba.

O vice-prefeito, Eugênio de Campos Junior, ressaltou a importância de duas palavras, cuidar e prioridade. “Termos o cuidado com nossas crianças e como prioridade em nossas vidas, é o norte do nosso trabalho. Com esse espírito e palavras, desejo que vocês levem todo aprendizado do Fórum, ao dia a dia de trabalho”, disse Campos.

Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente

Fotos: Claudio Gomes/PMC

A presidente do CMDCA, Patricia Sousa Moreira, agradeceu a participação de todos e disse que seu maior desejo, é que, o encontro despertasse nos participantes, a necessidade na otimização do atendimento às crianças e adolescentes.

Para o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, o evento foi um dia recheado de aprendizado. “Aprendam com as histórias e conhecimentos dos palestrantes e coloquem em prática na rotina de trabalho, tenho certeza que será muito produtivo”, finalizou.

O Fórum iniciou com a história de superação de Renato Mello, considerado o maior caso de violência infantil da América Latina.

Renato sofreu violência da mãe, desde os oito meses de vida até os 12 anos de idade, quando ela foi denunciada e presa. Passou por 42 cirurgias para reconstrução da face e atualmente, viaja todo o país contando sua história.

Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente

Fotos: Claudio Gomes/PMC

Após, teve a palestra do psicólogo Dr. João Laurentino dos Santos, sobre “Políticas de Prevenção de Drogas e Violências contra Crianças e Adolescentes: cuidar deles com prioridade absoluta”.

Para encerrar as atividades do período da manhã, os internos da Fundação Casa, fizeram uma apresentação de Maculelê.

O Fórum deu continuidade com a palestra da jornalista e educadora sexual, Julieta Jacob, que abordou o tema “Sexualidade na Adolescência”.

Os alunos da ETEC, do curso de Meio Ambiente falaram um pouco dos projetos que concorrem na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.

O Fórum encerrou com a palestra sobre “Protagonismo Juvenil” do psicólogo, Erivan Freire Braga.

Também participaram do evento, secretários municipais, entidades sociais e conselheiros municipais.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 01/11/2024
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba

A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e

Leia Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/11/2024
Módulo realiza em novembro do 1º Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte
Módulo realiza em novembro o 1º Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte

Nos dias 09 e 10 de novembro de 2024 o Centro Universitário Módulo, Instituição de Ensino Superior (IES) do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, irá realizar a primeira edição do Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte de São Paulo. Nesta primeira edição a entrada do público será gratuita

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 23/10/2024
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/11/2024
A Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada no último sábado (4) proporcionou novos lares para quatro cães abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, apreendidos em situação de maus tratos. Pelo menos 43 pessoas passaram pelo Centro para visitar e conhecer os animais disponíveis para adoção. O CCZ reforça que o espaço fica aberto também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para os moradores que não puderem comparecer nas feiras de adoção. Os pets que estão para adoção foram resgatados em situações de maus-tratos, por abandono, falta de higiene, falta de alimentação, entre outros motivos. Por isso, ao adotar o pet, a pessoa estará proporcionando uma vida com condições mais adequadas ao animal. No momento da adoção é explicada sobre a posse responsável, quando o adotante assume a responsabilidade e se compromete a cuidar do novo animal de estimação. Os animais são totalmente dóceis e clinicamente saudáveis com vacinação antirrábica e vermifugados. Também são microchipados e aptos a participar do programa de castração. Este processo de adoção garante que o animal será adaptado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal e garantir seu bem estar. Serviço: Centro de Controle Zoonoses (CCZ): Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia – Telefone: 3887-6888.
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/10/2024