Pesquisar No Site
Caraguatatuba celebra entrega de mais de 150 carteiras de identificação da pessoa com TEA no Dia do Orgulho Autista

Caraguatatuba celebra entrega de mais de 150 carteiras de identificação da pessoa com TEA no Dia do Orgulho Autista
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um instrumento que visa garantir a este segmento a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.
Em Caraguatatuba, 157 Ciptea já foram emitidas e 100 carteiras de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram entregues pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

#PraCegoVer: Arte mostra uma menina de pele clara ao fundo, com aparência de uma criança de cinco anos. Frase destacada acima: Dia do Orgulho Autista” – “O autismo é parte deste mundão não um mundo a parte” e abaixo o logo da Prefeitura de Caraguatatuba; do Serramar Shopping e “Viva o Momento” – logos seguidas do seguinte texto: “Antes de uma criança começar a andar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento em que consegue ficar de pé, ela dança. Arte é fundamental para a expressão humana. “ Phylicia Rashad – Pessoas com transtorno do espectro autista, em sua maioria tem dificuldade para expressarem seus sentimentos e se socializarem. A arte pode ser um facilitador para este processo”. Ao redor da imagem da menina tem diversos desenhos em quadrados pequenos (Foto: Arte/PMC)
Desde 2018, qualquer cidadão pode inserir em documentos o CID correspondente a algum transtorno permanente em sua carteira de identidade. Este documento tem validade em todo território nacional e validade por prazo indeterminado.
No entanto, em 2020 a CIPTEA foi criada com a Lei nº 13.977, a “Lei Romeo Mion” , com o objetivo de garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social – garantias já estabelecidas na Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, conhecida como Lei Berenice Piana.
Exposição
O Dia do Orgulho Autista, comemorado na data de 18 de junho, será celebrado em parceria com o Serramar Parque Shopping, por meio de uma exposição realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, representada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
A exposição será composta por desenhos produzidos por pessoas com transtorno do espectro autista no espaço “Ponto de Encontro” próximo às Lojas Americanas durante todo o mês de junho.
Dia Mundial do Orgulho Autista
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Não tem causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.
O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.
Criada em 2005, a comemoração, a cada ano mais popular também no Brasil, conta com a adesão do Senado Federal. A intenção é demonstrar à sociedade que o autista não tem uma doença, mas apenas apresenta condições e características especiais que trazem desafios e também recompensas aos seus familiares e à comunidade.
“É uma data muito importante, pois representa o reconhecimento e a valorização das pessoas autistas”, destaca o secretário da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba, Amauri Toledo.
Outra celebração importante para os autistas é o dia 2 de abril, Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, data instituída pela Lei 13.652, de 2018.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com