Pesquisar No Site
Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba promove atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente

Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba promove atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) irá promover atividades educativas, sensoriais e expositivas a partir desta quarta-feira (1º/6) até o dia 11 de junho. A programação será aberta a toda a população.
De acordo com o cronograma, já nessa quarta-feira será realizada uma trilha sensorial no Pomar das Nativas, às 9h, com o objetivo de explorar os cinco sentidos dos visitantes utilizando a própria natureza como estímulo para aguçar a percepção sobre o ambiente natural. No sábado e domingo (4 e 5), a população poderá participar da trilha temática, que também serão realizadas no Pomar das Nativas, das 15h às 17h. E ainda no domingo, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Estadual Serra do Mar vai realizar a inauguração especial de um monumento do PESM e exposição de arte em cerâmica.
As trilhas devem ser agendadas com antecedência no site https://caraguatatuba.ingressosparquespaulistas.com.br/home. É importante que a pessoa acesse e faça a inscrição na página, depois selecione a opção da trilha ‘Rota das Aves e Pomar das Nativas’, marque o dia da atividade, local e horário.

#PraCegoVer: Imagem do cronograma de atividades da Semana do Meio Ambiente promovida no Parque Estadual Serra do Mar (Foto: Divulgação/PMC)
A pessoa deverá marcar também a opção da compra do ingresso, o valor fixo das atividades é de R$ 19 por visita, porém os estudantes, professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede pública podem solicitar a ‘meia entrada’. Após isso será solicitado os dos visitantes como o nome completo e a documentação.
No primeiro dia de atividade na quarta-feira (1º/6), o valor do ingresso será isento.
As orientações referente a participação nas atividades também podem ser através do telefone para agendamentos e inscrições do Parque Estadual, que é o (12) 3882-5999; atendimento das 8h às 17h.
Vale ressaltar que para participar das trilhas, a direção do Parque recomenda que as pessoas estejam vestindo roupas confortáveis, de preferência calçados firmes no pé, fechados e que possam ser molhados, além de calça cumprida, blusa de manga longa para evitar picada de insetos.
A Trilha do Pomar é um novo roteiro do Parque, é um percurso em uma área onde houve restauração ambiental e que foram retiradas palmeiras exóticas invasoras e plantadas diversas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. No fim de semana, o local servirá como roteiro utilizado para uma trilha temática, em que as equipes do parque irão mostrar a importância da restauração ambiental para a avifauna e o papel destes polinizadores.
O Pomar das Nativas é um percurso com cerca de 100 metros de extensão e é bem tranquila de fazer, inclusive para crianças e idosos.
A programação encerra no próximo sábado, dia 11, com atividades educativas no Centro de Visitantes do Parque Estadual, das 9h às 16h. O evento será promovido em conjunto com o Núcleo São Sebastião e Geotec, de consultoria ambiental.
Segundo o gestor do Parque Estadual em Caraguatatuba, Miguel Nema Neto, a proposta é aproveitar a data festiva para incentivar as visitas ao núcleo. “As comemorações movimentam o parque, valorizam as atividades desenvolvidas aqui e fortalecem a importância da preservação ao meio ambiente. Não há limite mínimo nem máximo de idade, todos podem participar”.
A sede administrativa do PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua Horto Florestal, 1.200, Bairro Rio do Ouro, Caraguatatuba.
Além das atividades que serão promovidas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, o Parque Estadual Serra do Mar, em Caraguatatuba, possui atividades para as pessoas que gostam de trilhas e contato com a natureza.
Podem participar da Rota das Aves, Trilhas das Palmeiras, da Esmeralda, do Jequitibá, do Poção e Pomar das Nativas.
Veja Também Recentes

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas