Pesquisar No Site
31ª Festa do Divino Espírito Santo continua até 5 de junho em Caraguatatuba

31ª Festa do Divino Espírito Santo continua até 5 de junho em Caraguatatuba
Uma das celebrações mais tradicionais da cidade, a 31ª Festa do Divino Espírito Santo segue até o dia 5 de junho, em comemoração ao padroeiro da Catedral Diocesana de Caraguatatuba, localizada no bairro Indaiá. O tema religioso da festividade é “O sopro do Divino, a esperança se renova”.

2 #PraCegoVer: Mastro com a Bandeira do Divino acenando em um céu azul (Foto: Divulgação/Diocese de Caraguatatuba)
A parte social do evento vai até o próximo domingo (29), com a realização de quermesse voltada à venda de comidas e bebidas. Além disso, ocorre o ‘Show de Prêmios’. A programação é iniciada com a Santa Missa, às 19h30, e segue até meia-noite.
O encerramento da festa ocorrerá no Domingo de Pentecostes, dia 5 de junho, com o tradicional Desfile da Cavalaria, que terá concentração a partir das 8h, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro, e saída do local às 10h. O percurso deve seguir até a Catedral Divino Espírito Santo. O público também poderá acompanhar a cavalgada em Passeio Ciclístico.
Após chegarem à Catedral, os festeiros procedem com levantamento da Bandeira do Divino (mastro votivo). Em seguida, tem a partilha de alimentos, quando será servido o almoço, o tradicional afogado, ao som de cantorias e apresentações de grupos folclóricos de Caraguatatuba, enlaçando a cultura popular com religiosidade.

#PraCegoVer: Fachada da Catedral do Divino Espírito Santo, nas cores bege e vermelho, em imagem registrada durante o dia (Foto: Bia Gomes/PMC)
“Nesses dois últimos anos de pandemia, fomos impedidos de celebrar presencialmente, essa linda e tradicional festa. Agora retomamos com toda animação de antes. Quero agradecer aos festeiros, membros de pastorais, movimentos e comunidades, patrocinadores, colaboradores e a todos os fiéis por abraçarem conosco o retorno da festa. Que o Divino Padroeiro ilumine nossos dias de recreação e interação”, agradeceu o padre Vladimir Ferreira Coelho, pároco da catedral.
O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna da catedral.
Serviço
31ª Festa do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba
Festa social com missa, quermesse e show de prêmios
Data: sexta a domingo, até o dia 29 de maio, a partir das 19h30
Local: Catedral Divino Espírito Santo
Endereço: Avenida Amazonas, 1.665 – Indaiá
Desfile da Cavalaria do Divino Espírito Santo e passeio ciclístico
Data: domingo (5 de junho), com concentração às 8h
Local: saída da Praça da Cultura (Avenida da Praia) – Centro
Informações: (12) 3887-2982
Veja Também Recentes

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A