Pesquisar No Site
Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros
Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou na manhã desta quinta-feira (26), treinamento com 30 agentes de zoonoses para reforçar os cuidados com o inseticida do controle da dengue.
A orientação foi realizada pelo engenheiro agrônomo e gerente da Clarke Brasil, José Teodoro da Cunha, que reforçou os cuidados com o uso do produto, principalmente com a quantidade correta e fatores ambientais. Ele ainda explicou que a nebulização é a última ferramenta utilizada no controle do mosquito e deve ser feita com técnica, aliada com treinamento, conhecimento e prática.
Este treinamento é preparatório para iniciar o programa ‘Minha Família Sem Dengue’ deste ano, que terá a primeira ação no dia 4 de junho (sábado), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio de todas as secretarias.
Das 8h às 14h, o Dia D de Combate à Dengue mobilizará aproximadamente 500 pessoas que percorrerão a região sul com ações de bota-fora, visita aos imóveis para vistoria e retirada de possíveis criadouros. Estima-se que 20 mil casas sejam visitadas.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente após o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em abril.
O índice obtido foi de 4% para média do município, considerado inédito na cidade, colocando Caraguatatuba em situação de risco para epidemia. A atenção vai para região sul que registrou taxa de 8,4%.
O trabalho contará com 20 equipes e em cada grupo terá um agente comunitário de saúde e um agente de zoonoses, além de voluntários de diversas secretarias que contribuirão para os trabalhos. Serão visitados os bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão, Travessão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Porto Novo e Praia das Palmeiras.
Os agentes estarão identificados com coletes e crachás. Durante a ação também ocorrerá distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.
A Prefeitura conta com o apoio da população para receber as equipes, acompanhar a vistoria e retirar qualquer material que possa acumular água e criadouros do mosquito da dengue. Neste dia, está autorizado descartar nas calçadas itens inservíveis que sejam possíveis criadouros para recolhimento da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).
Casos
Até o momento, a cidade registrou 106 casos positivos, ultrapassando todo ano de 2021, com 72 casos.
Veja Também Recentes
Campanha Outubro Rosa encerra com aproximadamente 4 mil atendimentos e reforça prevenção o ano todo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou com sucesso a Campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Durante o mês de outubro cerca de 4 mil atendimentos foram realizados com exames preventivos, para reforçar a importância
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.