Pesquisar No Site
Caraguatatuba destaca pioneirismo no serviço ‘Protege’ que atende crianças e adolescentes vítimas de violência

Caraguatatuba destaca pioneirismo no serviço ‘Protege’ que atende crianças e adolescentes vítimas de violência
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira, o 1º Encontro para profissionais da rede de proteção do município – Construção, Êxitos e Desafios.

#PraCegoVer: Coordenadora do Protege em cima do palco durante palestra (Foto: Luís Gava/PMC)
O encontro realizado no auditório da Fundacc reuniu profissionais de diferentes áreas que atuam diretamente com crianças e adolescentes vítimas de violência para refletir e discutir sobre o avanço do serviço e o que ainda pode ser melhorado para este público. Também estiveram presentes o secretário de Saúde, Gustavo Boher; a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Gustavo Boher, anunciou que, em breve, o município receberá uma nova sede do serviço ‘Protege’. “É um tema doloroso para ser abordado, mas temos sempre que oferecer o melhor com um atendimento humanizado para nossas crianças e adolescentes. Esta nova sede só mostra a preocupação da atual gestão a todas as pessoas que necessitam do serviço”, destacou.
O evento contou com diversas palestras sobre o tema, mas o foco principal foi o serviço ‘Protege’, pioneiro no Litoral Norte. Implantado em 2019, oferta às crianças e adolescentes vítimas de violência uma escuta especializada.
A escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre a situação de violência com criança ou adolescente junto ao profissional da rede de proteção. O relato é limitado estritamente ao necessário da proteção e inserção do atendimento em rede, objetivando a não revitimização, evitando que a vítima passe por diversos órgãos para relatar o acontecido por várias vezes. Com o ‘Protege’ é proporcionado assistência e acolhimento no primeiro atendimento.

#PraCegoVer: Participantes sentados em auditório (Foto: Luís Gava/PMC)
O local oferece atendimento com profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, psiquiatria, serviço social e pediatria que recebem as fichas de notificações de violência (SINAN) encaminhadas por qualquer profissional que identifica ou suspeita de uma violência nas áreas da educação, saúde e social. Estas notificações chegam em, no máximo, 72 horas ao ‘Protege’.
A coordenadora do ‘Protege’, Erica Perroni, destacou o avanço que o município teve no ano passado com a aprovação do fluxograma, garantindo um atendimento humanizado, com tempo exato para atender as necessidades das crianças e adolescentes. “O Protege é a fala da criança no momento em que a violência ocorreu”, ressaltou.
Dados
Dados do Disque 100 mostram que de 2011 a 2019 foram registradas 200 mil denúncias de violência sexual no Brasil. A maioria é meninas com 82% e meninos com 18%. Em Caraguatatuba, foram 339 casos em 10 anos, sendo 284 em meninas e 55 em meninos. Em 2022, são 44 casos até o dia 12 de maio, 40 meninas e quatro meninos.
Denúncia

#PraCegoVer: Autoridades em cima do palco; secretário fala ao microfone (Foto: Luís Gava/PMC)
O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular).
Além do Disque 100, as denúncias podem ser realizadas nas escolas municipais e estaduais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência de Assistência Social (Crass) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Conselho Tutelar e Delegacia de Polícia. Todos os profissionais desses equipamentos passaram por capacitações para identificar situações de violência e realizar a notificação compulsória.
O Protege está localizado no bairro Jardim Primavera e junto funciona o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil.
Veja Também Recentes

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no