Pesquisar No Site
Com o tema ‘Ser cuidado em liberdade é um direito’, Caraguatatuba reforça a importância da Luta Antimanicomial
Com o tema ‘Ser cuidado em liberdade é um direito’, Caraguatatuba reforça a importância da Luta Antimanicomial
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorada no dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu nesta sexta-feira (13) encontro com trabalhadores da área, pacientes e familiares para debater e apresentar todo processo de luta e avanços da reforma psiquiátrica.
A reforma é a construção de um modelo humanizado de atenção integral que não mais prioriza a hospitalização como única forma de tratamento. A partir dela, o paciente passou a ter acesso a uma assistência primária básica e aos atendimentos especializados como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
A secretária adjunta da Saúde, Derci Andolfo, contou que em sua trajetória profissional acompanhou todo processo de evolução e reforçou que a luta deve ser constante para que não haja o retrocesso. Também destacou o avanço do serviço de saúde mental no município que evoluiu desde 2017. “Diversos equipamentos foram implantados para o atendimento psiquiátrico de adultos e crianças e todos custeados com verba municipal”, ressaltou.
Para o prefeito Aguilar Junior é de suma importância que os governantes compreendam a importância do assunto, quanto já foi avançado e o que falta avançar. “Muito já foi feito no município, mas precisamos evoluir e buscar recursos para melhorar os serviços e atender com excelência nossos pacientes. A luta é de todos nós”.
O encontro contou com a palestra da assistente social do CAPS-AD Vanda Ramos, com o tema ‘Evolução do tratamento mental pós reforma antimanicomial em CAPS-AD’. Em seguida, o psicólogo do ambulatório mental infantojuvenil, Giulio Medrado Acayaba, abordou o tema ‘A luta antimanicomial na perspectiva do tratamento infantojuvenil’. O médico psiquiatra do CAPS II, Dr. Daniel Loures Goyatá, falou sobre ‘Abordagem ao paciente psiquiátrico’, enquanto o médico psiquiatra do CAPS II, Dr. Sergio Cerqueiro Tonetto, fez uma palestra reflexiva com o tema ‘Não se acalme. Busque sua serenidade’.
A coordenadora das especialidades da Secretaria de Saúde, enfermeira Cecília Alves Piauí, encerrou o evento fazendo uma reflexão aos participantes. “Devemos sim conduzir os trabalhos com nosso conhecimento técnico, mas acima de tudo, com empatia e técnica, pois todos tem o direito a viver em liberdade. Pensamento não se engaiola”, finalizou.
Serviços
Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender os pacientes psiquiátricos com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar. O CAPS é a principal estratégia do processo iniciado na Reforma Psiquiátrica. Atualmente, são aproximadamente 3 mil usuários ativos.
Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química, com 251 pacientes ativos.
E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no bairro Jardim Primavera, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho, com 1.048 ativos. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’. Desde 2019, o atendimento é feito em, no máximo, 72 horas e em uma única vez por profissionais capacitados para este fortalecimento. Atualmente, são 150 ativos.
Desde 2021, Caraguatatuba possui também o Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba segue com credenciamento de músicos para apresentações em eventos da Prefeitura
A Secretaria de Turismo continua com o credenciamento de músicos profissionais da cidade para apresentações em eventos realizados e apoiados pela Prefeitura de Caraguatatuba. O credenciamento fica aberto até o dia 19 de julho de 2025 para atividades de produção musical, bandas, trios, duplas, cantores solos e DJs qualificados para
Caraguatatuba recebe 10ª Copa Kids de futebol na próxima semana e atrai mais de 1,5 mil pessoas
Caraguatatuba vai receber mais uma edição da Copa Kids entre os dias 19 e 22 de dezembro, nos campos esportivos do Brasília e Corinthinhas. O campeonato é promovido pela CRF Sports e conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A competição receberá jovens atletas de diversas categorias desde a
Prefeitura aumenta oferta de viagens no transporte coletivo que atende a região Sul
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que a partir de segunda-feira (16), haverá um aumento em 17% das ofertas de viagens de transporte coletivo na região Sul, durante os dias úteis. Vale destacar que não serão alterados os horários no
Litoral Norte ganha posto de atendimento do Coren-SP em parceria com Poupatempo de Caraguatatuba
O Poupatempo de Caraguatatuba passa a oferecer, a partir da próxima quinta-feira (12/12), os serviços de atendimento do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Podem ser realizados rapidamente serviços como renovação e segunda vida de carteira profissional, acordos financeiros e inscrição remida (para profissionais com mais de 30 anos de inscrição). “Definimos a parceria
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em todo Estado de São Paulo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria em todo território paulista, entre sexta-feira (20) e sábado (21), com risco de acumulados moderados. Há previsão é de fortes pancadas de chuva, causadas pela elevada umidade do ar proveniente da região Amazônica.