Pesquisar No Site
Novo prédio do Cejusc de Caraguatatuba é inaugurado no Jardim Primavera
Novo prédio do Cejusc de Caraguatatuba é inaugurado no Jardim Primavera
As novas instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) foram entregues oficialmente nesta sexta-feira (15/9), no Jardim Primavera. Anteriormente, a instituição ligada ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) funcionava no Centro de Caraguatatuba desde 2012.
O Cejusc tem o objetivo de prestar auxílio a qualquer cidadão na tentativa de solução de um problema, sem a necessidade de uma decisão judicial. O conciliador ou mediador, pessoa capacitada para a função, ajuda os envolvidos na demanda a encontrar uma solução juntos, dentro da lei.
A cerimônia contou com participação do prefeito Aguilar Junior; do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves; do coordenador do Cejusc de Caraguá, juiz de direito Fábio Fernandes de Oliveira Filho; do presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do secretário de Assuntos Jurídicos, Sandro Albok; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caraguatatuba, Carlos Felipe Tobias; além de magistrados, vereadores, secretários municipais, advogados e servidores públicos.
O coordenador do Cejusc, Fábio Fernandes, agradeceu o apoio do prefeito Aguilar Junior na instalação da nova sede do órgão. “Sempre tivemos a intenção de ampliar os serviços oferecidos aqui, mas tivemos muitas dificuldades para isso. No início do ano estivemos com o prefeito e desde então, foram meses de trabalho localizar o imóvel e fazer as adaptações necessárias no prédio”, recordou.
O prefeito Aguilar Junior disse que está empenhado na melhora da qualidade do atendimento à comunidade. “Hoje, o Cejusc está bem situado, com acessibilidade e 10 salas para conciliação e mediação de conflitos”, completou.
De acordo com o desembargador José Carlos Ferreira Alves, de 2012 a junho desse ano, 570 mil conflitos foram solucionados no estado de São Paulo. “Engana-se quem pensa que a conciliação e a mediação servem para desafogar o Judiciário. As duas vieram para conferir ao cidadão a celeridade na pacificação das crises de direito material. Ao todo, 95% dos acordos firmados no âmbito do Cejusc são cumpridos”, destaca.
No Cejusc, o Setor Pré-Processual recebe causas cíveis e de famílias. Já no Setor de Cidadania, há serviços de orientação e encaminhamento do cidadão confecção de documentos (identidade, carteira de trabalho, título de eleitor, etc.) e atendimento psicológico e assistência social, além do esclarecimento de dúvidas
O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. As audiências de conciliação e mediação são realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. O prédio fica Av. Paraná, 340 – Jardim Primavera (próximo à UPA). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-3759.
Veja Também Recentes
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam. Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Lei da Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba e do Programa Bolsa-Orquestra é sancionada
O prefeito Aguilar Júnior sancionou a Lei Municipal nº 2.746/2024, que instituiu a Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba (OSIJOCA) e o Programa Bolsa-Orquestra, na última quarta-feira (30/10). Integrantes da OSIJOCA, aprovados em processo seletivo, terão direito a uma bolsa de estudos de R$ 1.100,00, para cobrir todas as despesas do
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica trabalhos de limpeza na cidade com força tarefa
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba, adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada