Pesquisar No Site
Alunos de Caraguatatuba tomam posse na 4ª edição da Câmara Jovem
Alunos de Caraguatatuba tomam posse na 4ª edição da Câmara Jovem
Pais, familiares, amigos e professores lotaram o plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba na noite de segunda-feira (2) para acompanhar a solenidade de posse e diplomação dos 15 alunos das redes municipal e privada de ensino, e seus respectivos suplentes, na 4ª edição do projeto Câmara Jovem.
A Câmara Jovem Caraguatatubense, instituída pelo Programa Jovem Legislador, tem o objetivo de oferecer aos jovens estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência de processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.
A solenidade de posse foi conduzida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), que emocionado, ressaltou sua satisfação pessoal pelo projeto e parabenizou os alunos, seus familiares e todos os envolvidos no projeto.
Após a composição da mesa pelas autoridades e pelos jovens vereadores, titulares e suplentes entoaram o termo de compromisso, sendo o ato de posse declarado pelo presidente da Câmara. Com a diplomação dos titulares e suplentes, cada um dos 15 eleitos dirigiu-se à tribuna para uma breve apresentação.
Na sequência, o grupo se reuniu para eleger a própria mesa diretora, que terá a seguinte composição nesta 4ª edição: Sabrina Garcia Gonçalves, da EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, que presidirá a Câmara Jovem; Mariana Natali de Oliveira Farias, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, eleita como vice-presidente; como 1ª e 2º secretários, assumem os alunos Yohana Yuki Correa, do CBIC e Caio Henrique Bezerra, da EMEF Profº Euclydes Ferreira.
Em prosseguimento à cerimônia, a presidente da Câmara Jovem, Sabrina Gonçalves, em sua primeira participação, convidou a secretária municipal de Educação, Márcia Paiva, para fazer uso da palavra. Em sua fala a secretária expressou sua satisfação e alegria com a retomada do projeto, após o período de pandemia. Cumprimentou o vice-prefeito, Dr. José Ernesto, que no ato de solenidade representou o prefeito municipal, Aguilar Junior, e a todas as autoridades presentes. Ela parabenizou o presidente Tato Aguilar pelo sucesso do projeto, que já alcançou proposituras aprovadas na Câmara, com implementação de projeto na rede municipal de ensino. Cumprimentou também os professores orientadores, equipes gestoras e todos os presentes.
A secretária destacou a importância da participação dos pais e familiares na vida escolar, ressaltou que esse foi um legado positivo da pandemia, que por necessidade, trouxe os pais para mais próximo das atividades escolares. “Essa parceria é de extrema importância e temos procurado conscientizar a todos sobre a importância de que seja mantida”, disse.
Aos jovens vereadores, ela expressou sua alegria em partilhar desse importante momento, que certamente fará muita diferença em suas vidas e sua formação.
O projeto Câmara Jovem de Caraguatatuba é coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária, Márcia Paiva, do setor de Programas e Projetos, além das equipes gestoras e professores orientadores das unidades escolares envolvidas.
Participam dessa legislatura as seguintes unidades escolares municipais: EMEF Profª Antonia Antunes Arouca; EMEF Profª Jane Urbano Focesi; EMEF Profº Euclydes Ferreira; EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira; EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira; Emef Prof. Antônio Freitas de Avelar; Emef Profª Maria Aparecida Ujio; CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz; EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz; EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho; EMEF Profº Luis Silvar do Prado. Da rede privada participam os colégios Objetivo, Tableau e CBIC.
Veja Também Recentes
Câmara recebe 1ª audiência pública do orçamento de 2025 de Caraguatatuba na próxima segunda-feira
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será tema de duas audiências públicas na próxima segunda-feira (4/11) e no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o
Eduardo Stadium conquista o título do Campeonato Municipal de Futsal Série Prata em Caraguatatuba
O time Eduardo Stadium saiu vitorioso com um expressivo placar de 5 a 1 na final do Campeonato Municipal de Futsal Série Prata, realizado na última sexta-feira (1/11), na Quadra Morro do Algodão, contra o time Broca FC. Os gols dos campeões foram marcados por Renan Felipe (2), João Pedro,
Fundacc incentiva artistas a migrar para o Mapa Cultural Federal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) convida os artistas locais a migrar seus perfis para o Mapa Cultural Federal. O Mapa Cultural de Caraguatatuba (https://mapas.fundacc.sp.gov.br/) ficará disponível até o dia 1º de janeiro de 2025. Após essa data, a plataforma será desativada e os conteúdos pessoais ficarão disponíveis
Com ajuda do COI de Caraguatatuba, Polícia Civil consegue localizar procurados por furto em loja de eletrônicos
As câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba ajudaram a Polícia Civil a localizar dois indivíduos que, na semana passada, levaram cerca de R$ 100 mil em equipamentos de uma loja de eletrônicos. Os indivíduos foram encontrados em suas residências no bairro Morro do Algodão, região
CCZ de Caraguatatuba encaminha 106 animais para adoção neste ano e 30 pets ainda aguardam um novo lar
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba continua com o trabalho de encontrar novos lares para cães e gatos resgatados em situações de maus tratos. Este ano, 106 animais já foram adotados, mas ainda 30 pets aguardam um novo lar. O CCZ costuma realizar uma vez por mês