Pesquisar No Site
Equipes da Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae elaboram programa para inclusão produtiva

Equipes da Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae elaboram programa para inclusão produtiva
Representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Educação e Gabinete, por meio do Sebrae, de Caraguatatuba, trabalham em conjunto para a elaboração do programa Fortalecimento Local da Inclusão Produtiva (Flip) com famílias em vulnerabilidade social, dentro pro programa Consórcio Empreendedor.
Esse programa é especialmente voltado para sensibilizar e qualificar atores locais estratégicos para o desenvolvimento de projetos que tenham a inclusão produtiva como tema central. Ele visa e habilita técnicos, gestores públicos e atores locais a compreenderem o que é inclusão produtiva, como identificar oportunidades para elaboração de projetos, quais os recursos disponíveis e qual o papel da assistência social como promotora da inclusão produtiva.

#PraCegoVer: Cauê Rúbio, gestor do Sebrae, está sentado e manuseia projetor que está em cima de uma mesa (Fotos: Laís Fontes/PMC)
Neste mês de abril, o grupo se reuniu com o objetivo de formatar o material documental que vai tratar de cada etapa, onde cada um vai poder contribuir para atender famílias que hoje já são cadastradas no Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e os recursos disponíveis para o atendimento dessas famílias.
Na atual fase, os participantes são instruídos sobre os fatores primordiais que devem ser considerados para um projeto efetivo de inclusão produtiva. Além disso, ao final dessa solução, será elaborado um plano de ação para a construção de projetos locais de inclusão produtiva.
Na primeira fase já existem as famílias atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, sendo seis turmas com 15 pessoas cada, com a sensibilização e elevação da auto estima. O próximo passo é a qualificação, que vem por meio de curso do Fundo Social, Senai, Sesi, entre outros que forem identificados para esse público.
“A última fase vem por meio do empreendedorismo com colocação no mercado do trabalho e mesmo se tornando um micro ou pequeno empreendedor”, explicar Cauê Rúbio, gestor do Sebrae em Caraguatatuba.
Veja Também Recentes

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

GCM de Caraguatatuba localiza três motos roubadas no Jardim Gaivotas
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu, na noite de sábado (15), uma denúncia por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI), sobre uma residência que abrigava diversas motos roubadas, no Jardim Gaivotas. No local, os guardas municipais localizariam três motos que foram furtadas, sendo uma delas já em processo

Governo de Caraguatatuba abre inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba abriu, na sexta-feira (28), as inscrições para novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). Os interessados podem concorrer às quatro vagas disponíveis, sendo duas para os indicados (titular e suplente) de associação ou entidade que exerçam atividades relacionadas