Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem
![Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/04/1-17-825x305.jpeg)
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem
A Defesa Civil de Caraguatatuba está participando da 4ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE) de 2022. Essa Oficina é realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) em conjunto com o Corpo de Bombeiros, e as aulas ocorrem em formato à distancia (EaD) e presencialmente na cidade de Aparecida, no RMVale, nesta quinta-feira (14).
Por conta da previsão de mau tempo e pelo sobreaviso, os agentes da Defesa Civil da cidade não foram presencialmente à cidade de Aparecida, mas acompanham as aulas online sobre as técnicas de prevenção e combate à incêndio em cobertura vegetal.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/04/2-18.jpeg)
#PraCegoVer: Foto mostra equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de 20 cidades do RMVale ouvindo palestra da Defesa Civil Estadual e mostrando alguns instrumentos usados para combater incêndios (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, “com as oficinas, os agentes se preparam para apoiar as operações, lideradas pelo Corpo de Bombeiros”.
A região do Litoral Norte é cercada pela Mata Atlântica, com grande vegetação, e diante isso a orientação do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba é que as pessoas não coloquem fogo no mato porque, além de ser crime ambiental, pode gerar riscos e atingir residências.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão Newton Krüger, quem mora em áreas isoladas precisa tomar cuidados, mesmo na hora de proteger sua residência.
Outra orientação importante é evitar a limpeza do terreno na época de seca com a utilização do fogo, pois ele pode se propagar de forma descontrolada, por meio até de uma simples fagulha, causando grandes perdas. O mesmo vale para bitucas de cigarro deixadas em lugar de vegetação. Elas devem ser descartadas em uma das bituqueiras espalhadas pela cidade.
Em caso de emergência, a população deve acionar os Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil, pelo 199.
O que é a estiagem
A estiagem é um fenômeno climático que tem como característica dominante a falta de chuva por longos períodos. Ao contrário da seca, que tem duração permanente, a estiagem é sazonal, ocorrendo no período de inverno. Por conta de chuva, principal efeito negativo da estiagem, a prioridade de abastecimento passa a ser o ser humano.
Por conta do tempo seco, há mais chances de haver o ressecamento das vias aéreas, o que acaba facilitando o surgimento de alergias ou agravando as doenças respiratórias como asma, bronquite, dermatites, gripes e resfriados. E como consequência infecções bacterianas secundárias como pneumonia, sinusite, otites e laringites.
Veja Também Recentes
![Pedras do mosaico português do largo do Teatro Mario Covas de Caraguatatuba são reassentadas Pedras do mosaico português do largo do Teatro Mario Covas de Caraguatatuba são reassentadas](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/DSC_2593-530x530.jpg)
Pedras do mosaico português do largo do Teatro Mario Covas de Caraguatatuba são reassentadas
A obra de manutenção das pedras do mosaico português do largo do Teatro Mario Covas, no Indaiá, foi realizada na última segunda-feira (10/2). Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos do governo municipal de Caraguatatuba recolocam as pedras portuguesas nos trechos esburacados da praça em frente ao teatro. O Teatro Mario
![Caraguatatuba recebe tradicional “Remadão” no próximo domingo no Rio Juqueriquerê Caraguatatuba recebe tradicional “Remadão” no próximo domingo no Rio Juqueriquerê](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/1-530x330.png)
Caraguatatuba recebe tradicional “Remadão” no próximo domingo no Rio Juqueriquerê
O tradicional “Remadão” chega à Caraguatatuba no próximo domingo (16), às 7h, no Rio Juqueriquerê. O evento promete atrair turistas e moradores de diversas regiões. A atividade é gratuita e recreativa, já é realizada pelo grupo Costa Norte Aventuras há anos e permite a navegação com embarcações a remo em
![free-flow-tamoios-Felipe-Samurai-605x305-1 free-flow-tamoios-Felipe-Samurai-605x305-1](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/free-flow-tamoios-Felipe-Samurai-605x305-1-530x305.png)
Bloqueio na Tamoios nesta terça-feira (14), a partir das 9h
A Concessionária Tamoios informa a realização de bloqueios momentâneos, nesta terça-feira (14), para aferição de radares fixos. As interdições serão realizadas pela Concessionária Tamoios com o apoio da Polícia Militar Rodoviária. As atividades serão realizadas nos seguintes horários e locais: às 9h, km 30 sentido litoral; a partir das 10h30, km
![reuniao-1 reuniao-1](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/reuniao-1-530x530.jpg)
Justiça nega mandado de segurança e mantém exoneração da presidente da Fundacc
A Justiça negou o pedido de mandado de segurança impetrado pela ex-presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), contra o prefeito do município, Mateus Silva. A decisão foi proferida pelo juiz Walter de Oliveira Junior, da 3ª Vara Cível da Comarca de Caraguatatuba. A impetrante alegava que sua
![Caraguatatuba lança campanha “Ouvir e ver o mar” para coibir uso de caixas de som nas praias Caraguatatuba lança campanha “Ouvir e ver o mar” para coibir uso de caixas de som nas praias](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-17-at-14.09.48-530x530.jpeg)
Caraguatatuba lança campanha “Ouvir e ver o mar” para coibir uso de caixas de som nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a campanha “Ouvir e ver o mar”, para desencorajar o uso de caixas de som nas praias e promover um contato maior com a natureza. A iniciativa foca no respeito ao sossego de todos, especialmente dos banhistas. De acordo com o Código de Posturas do