Pesquisar No Site

Encontro para conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista reúne mais de 150 pessoas na Praça da Cultura

Encontro para conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista reúne mais de 150 pessoas na Praça da Cultura
Encontro para conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista reúne mais de 150 pessoas na Praça da Cultura

O grande volume de chuvas que caiu sábado (2) não impediu que cerca de 150 participantes entre pessoas com transtorno do espectro autista, familiares, educadores, profissionais da área de saúde e autoridades prestigiassem o encontro solidário para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

#PraCegoVer: Bárbara Almeida, presidente da ADA, ao centro, posa entre duas mulheres e cinco crianças, quatro meninos e uma menina (Cláudio Gomes/PMC)

O evento foi realizado pela Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista (ADA), com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, Associação Comercial e Empresarial, Sabesp e comerciantes locais.

A presidente da ADA, Bárbara Almeida, mãe de Maria Eduarda, 20 anos, e Rafael, 10 anos, ambos autistas, disse que apesar da chuva ter atrapalhado o passeio, o saldo foi positivo.

“Mais uma vez conseguimos reunir um número considerável de pessoas para mostrar que há várias pessoas autistas que fazem parte da sociedade e tem o direito de exercer sua cidadania com respeito, inclusão e acolhimento por parte de todos. Não foi por acaso que o lema escolhido para este ano, em nível nacional foi ‘Lugar de autista é em todo lugar’. Além disso, vendemos 300 camisetas cujo montante arrecadado será revertido para apoio às famílias assistidas pela associação”, declarou.

#PraCegoVer: Mulher loura de cabelos curtos segura um menino no colo. Eles sorriem (Cláudio Gomes/PMC)

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, disse que “foi uma satisfação participar desse encontro pela primeira vez”. “Agradeço à equipe da Sepedi por estar presente em uma ação tão importante como essa de sensibilização e conscientização da comunidade em relação à neurodiversidade entre as pessoas com o transtorno do espectro autista. Parabenizamos a presidente da ADA, Bárbara Almeida, que mais uma vez esteve à frente do passeio solidário”, afirmou.

Também marcaram presença no evento o vice-prefeito José Ernesto Ghedim Servidei, o vereador Cristian Bota e a diretora do setor de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino, Daniela Lélis.

O que é o Transtorno do Espectro Autista

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, que como toda deficiência, não tem cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. Não há uma causa bem estabelecida, estudos apontam que fatores ambientais e genéticos podem estar envolvidos.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

O TEA é observado logo nos primeiros anos de vida, mas os sintomas nem sempre são os mesmos para todos. Podem se manifestar da seguinte forma: movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (por exemplo, estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).

#PraCegoVer Três mulheres, um adolescente e duas crianças, um menino e uma menina posam para foto (Cláudio Gomes/PMC)

Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (por exemplo, forte apego ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos). Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (como indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento).

Infelizmente, muitas pessoas são diagnosticadas tardiamente, sendo o diagnóstico realizado, em média, quando a criança apresenta entre 4 e 5 anos. O diagnóstico tardio é prejudicial para ela, uma vez que as terapias são importantes para o seu desenvolvimento completo.

A pessoa com TEA apresenta diferentes graus, sendo possível encontrar pessoas com quadros considerados leves e pessoas com quadros mais graves. O nível de apoio a cada uma delas deverá ser correspondente a esse grau de gravidade.

Lei Municipal

No ano de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A lei ficou conhecida como ‘Lei Romeo Mion’, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que possui o TEA.

Ano passado, foi criada a Ciptea municipal, pela Lei 2.558/2021, de autoria do vereador Cristian Bota, baseada na Lei Federal 13.977.

Esse documento é emitido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), tem validade em todo território nacional e visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, conforme artigo 3º da Lei 13.977/2020.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada

As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/10/2024
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável Publicado em 11/11/2024
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 18/11/2024
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/11/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo da Defesa Civil em 1º de dezembro
Prefeitura de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo da Defesa Civil em 1º de dezembro

O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo) e segue até o dia 31 de março de 2025, com o Decreto Municipal nº 2.059, assinado pelo prefeito Aguilar Junior e publicado na edição_1452 do Diário Oficial do Município Em geral, ele ocorre neste

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 21/11/2024