Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Funasa articulam projeto de mobilização para enfrentamento ao Aedes aegypti

Prefeitura de Caraguatatuba e Funasa articulam projeto de mobilização para enfrentamento ao Aedes aegypti
Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde (MS), estiveram em Caraguatatuba, nesta semana, para tratar da iniciação do projeto ‘Mobilização para enfrentamento ao Aedes aegypti e seus agravos’, voltado para ações de Educação em Saúde Ambiental de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Além dos servidores do Departamento de Saúde Ambiental (Desam) e da Superintendência Estadual em São Paulo (Suest – SP) da Funasa, a reunião realizada na videoteca Lúcio Braun reuniu também gestores das secretarias municipais de Saúde, Planejamento, Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania.

#PraCegoVer: Visão frontal do público ouvindo a articuladora Sandra Regina Rodrigues na sala da videoteca Lúcio Braun durante reunião da Funasa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O encontro teve como pauta o detalhamento e a definição das etapas necessárias para atender os objetivos da iniciativa, que consiste em instrumentalizar a sociedade com conceitos e informações sobre possíveis criadouros e focos do vetor nos domicílios, visando a sua eliminação e diminuição dos agravos a saúde.
Segundo a chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Suest – SP e responsável pela articulação no município, Sandra Regina Rodrigues de Souza, a ideia é potencializar o trabalho que já vem sendo realizado pela Prefeitura. “A proposta é ampliar as atividades educativas de vigilância e controle do Aedes aegypti, abrangendo os mais diversos públicos como da rede de ensino, unidades de saúde, serviços sociais e dos demais segmentos municipais”, ressaltou.
Com estratégia intersetorial e foco no cidadão, o projeto é destinado à adoção de condutas e práticas para o enfrentamento vetorial no município, por meio da realização de diferentes intervenções de qualificação, formação, sensibilização e conscientização para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população local.
Para a secretária-adjunta de Saúde, Derci Andolfo, essa mobilização é de extrema importância para engajar a população e consolidar informações sobre a incidência das doenças causadas pelo Aedes. “A parceria contribui para a melhoria do nosso trabalho, pois além de possibilitar novos conhecimentos aos nossos técnicos, com a expertise dos profissionais da fundação, a administração poderá compor o orçamento para o desenvolvimento das ações com recursos destinados pela Funasa”, destacou a gestora.
Avaliação de Densidade Larvária (ADL)
A Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pelos agentes do controle de dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no último mês de janeiro, apontou Índice de Breteau (IB) de 2,5, que representa estado de alerta em relação à infestação do Aedes aegypti no município. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério Saúde sugerem o índice 1,0 como limite ideal, que confere uma baixa probabilidade de risco à epidemia.
O CCZ reforça que o morador pode e deve contribuir adotando algumas medidas de combate ao Aedes como, por exemplo, realizar monitoramentos semanais de quintais e eliminar objetos que facilitem o acúmulo de água. Pedidos de vistorias e denúncias sobre potenciais criadouros do mosquito podem ser feitos via Canal de Atendimento 156 da Prefeitura de Caraguatatuba.
Veja Também Recentes

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide