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Problemas financeiros e telefonia celular lideram ranking do Procon de Caraguá em fevereiro
![Procon de Caraguatatuba debate reclamações mais recebidas e aplicação do CDC em painel Procon de Caraguatatuba debate reclamações mais recebidas e aplicação do CDC em painel](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/01/01_04-Atendimento-Procon-LG-2-825x305.jpg)
Problemas financeiros e telefonia celular lideram ranking do Procon de Caraguá em fevereiro
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de fevereiro registrou 638 procedimentos formalizados e 1.382 atendimentos não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos competentes.
O ranking do mês passado foi dominado por queixas de contratos (cobranças indevidas, não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, recisão), crédito consignado e telefonia celular (cobraça indevida/abusiva e contratos com recisão/alteração unilateral)
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/01/01_04-Atendimento-Procon-LG-6-e1641988117995.jpg)
#PraCegoVer: Mediadora do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba na sala de audiências conciliatórias entre consumidores e fornecedores (Foto: Luis Gava/PMC)
Em fevereiro, foram formalizadas 189 consultas simples; 23 atendimentos preliminares; 151 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 40 finalizadas com acordos e 126 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 41 reclamações abertas com o retorno da CIP e uma aberta sem a emissão da CIP; 47 reclamações receberam consulta ou foram encerradas; 20 atendimentos extra Procon (enviados para setores competentes); e 18 cadastros de Nota Fiscal Paulista. As ausências dos fornecedores ocorreram em duas das 51 audiências conciliatórias agendas no último mês.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.
O consumidor também pode fazer a queixa de forma online aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 11 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
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