Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba retoma atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Prefeitura de Caraguatatuba retoma atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Prefeitura de Caraguatatuba retoma atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Definir estratégias para erradicação do trabalho infantil. Esse é o objetivo das capacitações que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania têm realizado junto à rede de proteção de Caraguatatuba sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O PETI tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes menores de 16 anos de idade em situação de trabalho, com exceção da condição de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade. O programa visa através das ações estratégicas de informação, mobilização, identificação, proteção social, apoio, defesa, responsabilização e monitoramento da demanda de trabalho infantil no município para evitar a exploração do trabalho infantil.

#PraCegoVer: Pessoas posam para foto ao lado de projeção de tela na parede, que mostra o logo do Programa, um catavento colorido (Foto: Divulgação/PMC)

Em Caraguatatuba, a rede de atendimento à criança e ao adolescente que recebe a capacitação engloba Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Secretarias de Educação, Turismo e Saúde, Conselho Tutelar, Guarda Mirim, entre outros, a fim de qualificar sobre o serviço e o fluxo de atendimento.

Ainda neste mês, serão realizadas capacitações com as organizações sociais civis, Restitui e Casa do Caminho e com a Secretaria de Esportes e Recreação, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Associação Comercial de Caraguatatuba, Fundacc e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

As capacitações sobre o programa visam qualificar os profissionais e equipamentos da rede socioassistencial sobre as ações estratégicas do PETI, construir rede de referências, fluxos, estudos e estratégias intersetoriais para a erradicação do trabalho infantil no município.

Nas capacitações são abordados conhecimentos sobre o Cadastro Único e Ficha SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Também está sendo orientado sobre a abordagem especializada. Até o momento, 140 pessoas foram capacitadas, entre profissionais da rede socioassistencial, de serviços, intersetorial e de aprendizagem.

Segundo a assessora de governança da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, o trabalho infantil contribui para reprodução do ciclo da pobreza intergeracional que muitas famílias vivenciam. “Muitas vezes, as crianças que trabalham têm pais e mães que passaram por isso na infância e permanecem em situação de vulnerabilidade na vida adulta, tendo como consequência o prejuízo causado pelo trabalho infantil no processo de escolarização. Crianças tem que brincar e estudar”, reforça.

O trabalho infantil é um fenômeno que não se restringe às famílias em situação de pobreza, apesar de ser um forte fator de vulnerabilidade, junto com o fator econômico e a questão cultural. A crença de que trabalhar é “bom”, para a formação moral da criança é apontada como um dos mitos que legitimam o trabalho infantil na sociedade brasileira.

“Considerar essas falas reforça a ideia do senso comum de que é melhor estar trabalhando que do que ocioso na rua, como se a criança e o adolescente pobre só tivessem essas duas opções: trabalhar e ficar na rua vulnerável. As crianças têm direito a estudar, brincar, oficinas recreativas e muitas outras opções”, destaca Mariana.

Denúncias de crianças ou adolescente em trabalho infantil podem ser feitas no Creas, pelo telefone (12) 3886-2960 ou no endereço: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Ocorrência de adulteração de sinais identificadores é registrada pela Guarda Civil
Ocorrência de adulteração de sinais identificadores é registrada pela Guarda Civil

Durante a realização de blitz em uma avenida na região sul da cidade na última sexta-feira (1º/3) a equipe de agentes da Guarda Civil Municipal ordenou a parada de um condutor de motocicleta. O homem não obedeceu às ordens e, ao tentar se evadir, acelerou o veículo, se desequilibrou e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 05/03/2025
Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca mais 57 estagiários
Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca mais 57 estagiários

Mais 57 estudantes aprovados de oito cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro devem comparecer até a próxima quarta-feira (12/3), das 9h às 10h30

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 10/03/2025
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 3º quadrimestre de 2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 3º quadrimestre de 2024

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba prestou contas na manhã de sexta-feira (28), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo site

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 05/03/2025
Informe da Secretaria de Habitação
Informe da Secretaria de Habitação

A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 20/03/2025
Alistamento militar de jovens nascidos em 2007 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens nascidos em 2007 segue até 30 de junho

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem realizar o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho.  Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/03/2025