Pesquisar No Site
Carnaval segue com conscientização ambiental nas praias de Caraguatatuba

Carnaval segue com conscientização ambiental nas praias de Caraguatatuba
Monitores ambientais estarão durante todo feriado de Carnaval nas praias de Caraguatatuba para conscientizar os banhistas sobre a importância do descarte correto do lixo.

#PraCegoVer: Casal e uma criança sentados na cadeira na praia sendo abordados pelos personagens e se divertem (Foto: Luis Gava/PMC)
A ação faz parte da Campanha ‘Um Novo Verão’ da Prefeitura de Caraguatatuba e está sendo coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) com custeio de recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Seguindo uma programação, artistas da cidade abordam os banhistas e conversam sobre a consciência de cada um de levar seu lixo embora, além de divulgar os trabalhos dos Ecopontos para descartar corretamente os resíduos gerados em casa.
A personagem ‘Nhá Rita’ conta que desde o início da campanha, no dia 27 de janeiro, a ação tem sido positiva. “Temos abordado muitos turistas e todos acham essencial esse tipo de trabalho porque levamos conhecimento de uma forma engraçada, fazendo com que seja algo leve e atrativo. Estamos de parabéns”, destaca.

#PraCegoVer: Casal segura placas com frases de conscientização e posam para foto com os personagens (Foto: Luis Gava/PMC)
A ação já ocorre nesta sexta-feira (25), na praia Martim de Sá. Uma família de Lorena, que possui residência na praia, achou a iniciativa muito importante. Ricardo Borges, 42 anos, parabenizou o trabalho e disse que dessa forma irá inibir muitas pessoas de deixarem o lixo na praia. “Acredito que assim o descaso com nossa natureza irá diminuir. Assim esperamos”, conclui.
Já o casal de Guarulhos, Ari Costa e Roseli Fini Costa, frequentadores assíduos da praia, se divertiu com os artistas e fez questão de mostrar a sacola plástica presa na cadeira. “É a primeira vez que vemos este tipo de abordagem por aqui. Com certeza, a população e turistas sairão com mais consciência”, diz.
A equipe segue no sábado (26) na Prainha; no domingo (27), na Cocanha; na segunda-feira (28), na Martim da Sá; na terça-feira (1º) no Indaiá e na quarta-feira (2) na Martim da Sá, das 9h às 16h. O projeto vai até o dia 12 de março.
De acordo, com a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, o foco da campanha é mostrar ao banhista, seja ele morador ou turista, que não se deve deixar lixos como garrafas e sacolas plásticas, pontas de cigarro ou restos de comida na areia ou no mar.
“Nossos materiais de divulgação reforçam que a praia é de todos e esses cuidados são importantes para todos terem um ambiente saudável e seguro. Com cada um fazendo a sua parte, todos aproveitam”, reforça.
Veja Também Recentes

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Informe da Secretaria de Habitação
A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada