Pesquisar No Site
Conheça quais são os serviços realizados pela Defesa Civil de Caraguatatuba e como contatá-los

Conheça quais são os serviços realizados pela Defesa Civil de Caraguatatuba e como contatá-los
Em 1º de março é celebrado o Dia Mundial da Proteção Civil, que foi estabelecido pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), tendo o objetivo de chamar a atenção de vários países para a importância da proteção civil e para a prevenção e coordenação de esforços em caso de emergências e/ou calamidades.
A Defesa Civil de Caraguatatuba realiza diversos serviços para a população, sempre em busca de evitar ou minimizar as possibilidades ou ocorrências de acidentes ou desastres, seja de origem natural (escorregamentos de encostas, enchentes e erosões) ou tecnológica.

#PraCegoVer: Agentes da Defesa Civil na subida do Morro do Camaroeiro observando a cidade (Foto: Cláudio Gomes /PMC)
Se você precisar acionar a Defesa Civil pode ligar pelo número 199 ou, dependendo do caso, pode acessar a Central 156 e fazer sua solicitação.
Pela lei 12.608/12 compreende-se que há cinco ações distintas e inter-relacionadas pela qual a Defesa Civil trabalha, sendo elas ações de: Prevenção; Mitigação; Preparação; Resposta e Recuperação.
Essas ações ocorrem de forma multissetorial e nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), que exigem uma ampla participação comunitária.
– Primeira Fase é de Prevenção, quando são realizadas ações e orientações que tem destino reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres. Isso ocorre por meio de identificação, mapeamento e monitoramento dos riscos, ameaças e vulnerabilidades, assim como a capacitação da sociedade. Essa é a fase para qual deve ser dedicada maior atenção.
– Segunda Fase é de Mitigação, quando há diminuição ou limitação dos impactos das ameaças e desastres. Já que não é possível prevenir todos os impactos adversos das ameaças, então acabam sendo transformadas em ações mitigatórias (de diminuição de desastres).
– Terceira Fase é de Preparação, quando são realizadas, antecipadamente, as ações de planejamento, prevendo a metodologia de intervenção, capacitação das equipes e disponibilização da infraestrutura necessária para garantir uma resposta eficaz aos desastres, que visa a minimizar os danos consequentes do evento. Essa fase é uma das mais importantes, já que, praticamente, define a qualidade da fase posterior (Resposta).
– Quarta Fase é de Resposta, quando, em razão de um desastre, é colocado em prática todo o planejamento (realizado na etapa anterior) para fazer frente aos efeitos negativos de um evento adverso numa área de risco (vulnerável). É quando devem ser feitas de socorro imediato (ações mitigadoras) e de assistência inicial às vítimas, sejam pessoas, meio ambiente e patrimônio, com o objetivo de reduzir os danos.
– A parte de Danos, que está inserida na Quarta Fase, são os resultados de eventos adversos sobre um cenário vulnerável. Podem ser humanos, ambientais (flora e fauna) e materiais/patrimoniais.
– Quinta Fase é de Recuperação, é caracterizada por ser aquela em que são executados logo após o desastre, procedimentos para o restabelecimento da normalidade no local atingido por desastre. É quando, em união, o poder público e a sociedade realizam reparos estruturais, reorganizam a rotina e reconstroem o que foi perdido, buscando o retorno da normalidade de forma rápida e de forma menos traumática possível.
A Defesa Civil de Caraguatatuba está sempre atuando em prol do cidadão caraguatatubense e se você precisar da ajuda pode ligar pelo número 199 ou, dependendo do caso, pode acessar a Central 156 e fazer a solicitação que precisa.
Veja Também Recentes

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Para ampliar a cobertura vacinal no município, Caraguatatuba vai realizar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com atendimento em três unidades fixas e duas equipes volantes, no dia 10 de maio, das 8h às 17h. As bases fixas estarão na UBS Massaguaçu (Zona Norte), UBS Porto