Pesquisar No Site
Após 60 anos de espera, moradores recebem títulos de Regularização Fundiária na região central
Após 60 anos de espera, moradores recebem títulos de Regularização Fundiária na região central
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, entregou nesta quarta-feira (9), 50 títulos de Regularização Fundiária, sendo 28 no Núcleo Jardim da Serra e 22 no Pedro Nolasco (Rio do Ouro).
“Depois de uma pandemia, que levou a esperança de tanta gente embora, eu me sinto feliz em estar aqui hoje. Entregar esses títulos de Regularização Fundiária é levar direito e dignidade para os moradores”, explicou Aguilar Junior.
A Prefeitura de Caraguatatuba é hoje referência na Regularização Fundiária no país. Desde o ano de 2017, foram entregues mais de 2,2 mil títulos.
Durante a entrega, Aguilar Junior conheceu o morador João Batista de Souza Filho, do Jardim da Serra, que mora no mesmo imóvel desde antes da catástrofe de 1967, que realizou seu sonho com a entrega do título.
“Comprei esse imóvel do meu pai, aos poucos, alguns anos antes da catástrofe. Realizei meu sonho, esperei a minha vida todo por isso e é um momento único para mim e meus netos. Esperei mais de 60 anos pelo título de Regularização Fundiária”, disse.
O vizinho da frente de João Batista, senhor Nicodemos Silva, elogiou a coragem de Aguilar Junior e sua gestão.
“Tantos prefeitos passaram por Caraguatatuba e nenhum teve a coragem de difundir a Regularização Fundiária no município. Agradeço o Aguilar Junior e sua equipe por ter realizado o meu sonho e o da minha família após 47 anos morando nesta casa”, explicou.
A munícipe Vera Lúcia ficou emocionada com a entrega da sua regularização. “Eu me emociono por ser o nosso sonho. Moramos aqui, vivemos aqui e agora temos a segurança, nos dando dignidade para viver”, disse.
Regularização Fundiária
Em Caraguatatuba existem dois tipos de títulos de regularização, sendo eles, o de Interesse Especifico e o de Interesse Social.
No caso da Regularização de Interesse Social, os interessados devem possuir renda de até cinco salários mínimos (equivalente a R$ 5,5 mil) ou a renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 550), além de não ser proprietário ou possuidor de outro imóvel urbano ou rural no território nacional. Os classificados como regularização de interesse social serão isentos de custas e emolumentos (tributos).
Já a Regularização de Interesse Específico são para aqueles cuja renda ultrapasse os cinco salários mínimos ou proprietários ou possuidores de outro imóvel urbano ou rural no território nacional e as taxas e emolumentos correrão por conta do proprietário.
Os interessados devem entrar no endereço eletrônico https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-habitacao/ e verificar a lista de documentos a serem apresentados, além do preenchimento de formulário específicos.
O horário de atendimento presencial na Secretaria de Habitação para protocolo de novos requerimentos é das 9h às 16h30, ou também via e-mail habitacao@caraguatatuba.sp.gov.br ou ainda pelo telefone (12) 3885-1600.
Ao todo, já foram entregues 42 títulos aos moradores do núcleo Belmiro Cabral (Morro do Algodão); 122 no Núcleo Habitar Brasil (Pegorelli); 92 no Habitar Brasil (Jardim Casa Branca); 213 no bairro Ponte Seca; 32 no bairro Sertão dos Tourinhos; 123 no Loteamento Coopervap (Jardim Casa Branca); 63 no Loteamento Coopervap II; 365 no Loteamento Jorgin Mar (Perequê-Mirim); 549 no Balneário Maria Helena I (Perequê-Mirim); 55 no Balneário Maria Helena II (Perequê-Mirim); dois no Vila Indaia – Quadra 75; 28 no Núcleo Jardim da Serra (Rio do Ouro); 22 no Núcleo Pedro Nolasco (Rio do Ouro); 515 no Núcleo Recanto Vanja (Jardim Gaivotas); e 24 títulos no Núcleo Pantanal (Indaiá).
Títulos que se encontram em andamento junto ao CRI (355)
- Núcleo Dona Jô – Praia das Palmeiras, com 104 lotes;
- Núcleo Projetada/José Poloni – Rio do Ouro, com 124 lotes;
- Núcleo Jardim Brasil – Quadra 117 – Porto Novo, com 17 lotes;
- Núcleo Vila São Lourenço – Rio do Ouro (Fase I), com 105 lotes;
- Núcleo Sítio Severino – Travessão, com 5 lotes.
Projetos em andamento em fase final da formulação para ser encaminhado ao CRI (687):
- Núcleo Massaguaçú – Quadra 215, com 12 lotes;
- Núcleo Morro do Algodão – Quadra 2502, com 43 lotes;
- Núcleo Morro do Algodão – Quadra 2374, com 10 lotes;
- Núcleo Tinga – Quadra 1685, com 35 lotes;
- Núcleo Ponte Seca II, com 37 lotes;
- Núcleo Jardim Bandeirantes – Rio do Ouro, com 150 lotes;
- Núcleo Vila Oceânica – Golfinho, com 31 lotes;
- Núcleo Jardim Brasil – Quadra 86 – Porto Novo, com 10 lotes;
- Núcleo Jardim Brasil – Quadra 77 – Porto Novo, com 37 lotes;
- Núcleo Vila São Lourenço – Rio do Ouro (Fase II), com 322 lotes.
Veja Também Recentes
EMEF Professor Auracy Mansano promove Semana de Prevenção e Combate às Drogas
Os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Professor Auracy Mansano receberam diversas atividades durante a Semana de Prevenção e Combate às Drogas. O evento integra ações educativas da escola e trouxe uma palestra enriquecedora sobre os perigos associados ao uso de substâncias como álcool e cigarro. A palestra
Pratos finalistas do concurso “Chef Caraguá” serão degustados por alunos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues
A comissão julgadora dos pratos concorrentes na disputa do “Chef Caraguá 2024” já escolheu as três receitas finalistas da 4ª edição do concurso. São eles: “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do
Fundacc incentiva artistas a migrar para o Mapa Cultural Federal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) convida os artistas locais a migrar seus perfis para o Mapa Cultural Federal. O Mapa Cultural de Caraguatatuba (https://mapas.fundacc.sp.gov.br/) ficará disponível até o dia 1º de janeiro de 2025. Após essa data, a plataforma será desativada e os conteúdos pessoais ficarão disponíveis
Escolas Municipais de Caraguatatuba do Barranco Alto e Praia das Palmeiras realizam Feira de Empreendedorismo
A EMEI/EMEF João Benedito Marcondes, bairro Barranco Alto, e a EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, bairro Praia das Palmeiras promoveram nesta quinta-feira (7/11), suas respectivas Feiras de Empreendedorismo nas dependências das unidades escolares. O evento é o resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da