Pesquisar No Site
Jardim Primavera e Pegorelli recebem ações contra dengue nesta quarta-feira
Jardim Primavera e Pegorelli recebem ações contra dengue nesta quarta-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) encaminhou, nesta quarta-feira (9), ao bairro Jardim Primavera, uma equipe de agentes do controle da dengue para aplicar o inseticida, por meio da nebulização, para eliminar o mosquito Aedes aegypti.
A nebulização foi necessária após a notificação de dois casos suspeitos de zika nas localidades.
Ainda nesta quarta (9), outra equipe foi direcionada ao bairro Pegorelli. No local, os agentes realizam o bloqueio mecânico para a remoção de possíveis criadouros do mosquito e orientação aos moradores.
O CCZ também realiza a vistoria de pontos estratégicos (PEs). Esses locais recebem a visita de um agente a cada 15 dias. A unidade tem mais de 50 PEs cadastrados.
Os pontos estratégicos são locais com grande acúmulo de materiais como borracharias, ferros-velhos, mecânicas automotivas, empresas de reciclagem e floriculturas. Esses espaços facilitam a proliferação do mosquito, justamente por terem a características de criadouro, por isso, recebem visitas quinzenais.
Combater a dengue não é uma tarefa fácil e requer também da ajuda da população. Por isso, o CCZ reforça que o morador pode e deve contribuir adotando algumas medidas como, por exemplo, realizar vistorias semanais de quintais e eliminar objetos que facilitem o acúmulo de água.
Fiscalização
O CCZ realiza a fiscalização mediante denúncias. Elas podem ser realizadas através do Canal de Atendimento 156 da Prefeitura de Caraguatatuba, seja por telefone ou aplicativo.
Uma equipe do controle da dengue irá até o local para a verificação do imóvel e, dependendo da situação, o mesmo pode ser multado.
Casos de dengue
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria Municipal de Saúde, neste ano, Caraguatatuba tem 15 casos confirmados de dengue. Ao todo, são 390 notificações. Dessas, 338 obtiveram resultado negativo e outras 37 aguardam resultado.
Em 2021, o número de notificações de dengue foi de 1.037. Porém, apenas 71 foram confirmadas para dengue, uma delas foi um óbito.
Veja Também Recentes
Novo Valor de Referência da Prefeitura de Caraguatatuba para 2025 entra em vigor
O Valor de Referência do Município (VRM) foi reajustado de R$ 4,60 para R$ 4,81 desde a última quarta-feira (1º/1), em Caraguatatuba. O reajuste leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que variou em 4,60% entre novembro de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba altera atendimento da Coleta Seletiva e Ecopontos durante Natal e Ano Novo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá suspender o serviço da Coleta Seletiva nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, durante as comemorações de Natal. Além disso, o serviço não funcionará também nos dias 31 de dezembro e 1º
Fundacc realiza Segunda Festa do Fandango Caiçara
Neste sábado, 21 de dezembro, Caraguatatuba reúne o melhor da cultura fandangueira da região com a segunda Festa do Fandango Caiçara. O evento promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) é gratuito e acontece das 16 às 23 horas, no Espaço Paulo Mott, localizado na praça de artesanato, no Centro da
Procon de Caraguatatuba orienta consumidores sobre compras de presentes natalinos
O comércio fica aquecido em dezembro devido às compras dos presentes de Natal (25/12), “amigos secretos” das confraternizações de final de ano e da injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba ajuda os consumidores a escapar das surpresas indesejáveis e violações dos direitos assegurados pela
Prefeitura de Caraguatatuba divulga Calendário Oficial de 2025 e compensações de jornada de trabalho
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba publicou o Calendário Oficial de 2025 (Calendário Municipal) na Edição 1.477 (pág. 63) do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (20/12). Instituído pelo Decreto nº 2/2004, o calendário disciplina o horário de funcionamento das repartições públicas municipais e regulamenta a compensação de