Pesquisar No Site
Cerca de 700 kg de lixo são recolhidos em ação de limpeza de rios, praias e costeiras em Caraguatatuba

Cerca de 700 kg de lixo são recolhidos em ação de limpeza de rios, praias e costeiras em Caraguatatuba
A ação de limpeza de rios, praias e costeiras em locais de difícil acesso segue a todo vapor. Até o momento, 691 quilos de lixo já foram recolhidos dos locais, sendo descartados incorretamente pelos frequentadores.

#PraCegoVer: Agente de limpeza usa pegador especial para recolher microlixo da areia (Foto: Luis Gava /PMC)
Esta semana, as equipes realizam serviço na margem do Rio Santo Antônio, no Indaiá; na margem do Rio Guaxinduba e na costeira da praia Martim de Sá; na margem do Rio Lagoa, no Capricórnio e na Praia da Pedra da Freira, no Camaroeiro.
Os agentes de limpeza encontram de tudo nos locais, principalmente tampas de plástico, garrafas PET, bitucas de cigarro, sacolas plásticas. Até pneu, colchão, vestuário e fraldas já foram recolhidos.
A ação serve também para reforçar a população sobre a importância de manter estes locais limpos, evitando que os microlixos poluam o mar e as espécies marinhas. “A participação da população é fundamental para preservação do nosso meio ambiente. Visite os locais, mas leve seu lixo embora, se todos fizerem sua parte, todo mundo aproveita!”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Tatiana Soares Scian.

#PraCegoVer: Personagem caiçara ‘Nhá Rita’ entrega material de divulgação para banhista (Foto: Luis Gava/PMC)
A ação faz parte da campanha ‘Um Novo Verão’ da Prefeitura de Caraguatatuba e é custeada com recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Educação Ambiental
Alusivo ao combate do descarte irregular de microlixos, a SMAAP também realiza nas praias, orientação aos banhistas sobre a importância do descarte correto do lixo. De forma lúdica, artistas locais abordam os frequentadores das praias e por meio de cenas teatrais, com materiais de divulgação, mostram a importância de manter o ambiente limpo para que o lixo não polua o mar.
A ação é realizada de quinta a domingo e nesta semana a equipe estará nas praias da Cocanha, Mococa, Tabatinga e na Praça do Artesão.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Secretaria Serviços Públicos realiza trabalhos de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram várias atividades de zeladoria durante a semana em diversos bairros de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (17/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de galerias e consertos em ruas, avenidas, praças, prédios públicos e

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,