Pesquisar No Site
Janeiro registra aumento de 35% em aprovação de projetos de obras e é o melhor desde 2015
Janeiro registra aumento de 35% em aprovação de projetos de obras e é o melhor desde 2015
O mês de janeiro se mostrou o melhor em termos de aprovação de projetos para obras em Caraguatatuba não só em relação a 2021, com crescimento em torno de 35%, como também em todos os anos desde 2015.
Nos primeiros 31 dias de 2022 foram 93 projetos, que representam 13.007,75 metros quadrados, aprovados pelo Setor de Análise e Aprovação de Projetos da Secretaria de Urbanismo.
No ano passado foram 69 e, em 2020, antes de estourar a pandemia da Covid no Brasil, haviam sido 83. Em 2015, o Setor havia analisado 50 projetos, passando para 75 em 2016, 18 em 2017, 55 em 2018 e 87 em 2019.
De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, as aprovações são desde pequenas obras a grandes empreendimentos que querem se instalar em Caraguatatuba.
Entre os pedidos analisados pelo Setor estão de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto.
Este comparativo mostra uma tendência que a Secretaria de Urbanismo tem observado desde que alterou a forma de analisar a documentação, reduzindo o tempo de devolução, mas também graças ao crescimento do setor da construção civil, o menos afetado pela pandemia da Covid.
“Mesmo durante os meses que o Brasil ficou ‘fechado’ por conta da doença, percebemos no município que as pessoas procuravam regularizar a situação de suas obras e também entrando com novos projetos”, explicou o secretário.
Essa tendência tem se mantido e ele acredita que vai continuar em uma crescente. “Caraguatatuba tem se mostrado uma cidade excelente para investimento, principalmente no setor imobiliário. O prefeito Aguilar Junior tem pedido para que os processos sejam mais ágeis e, em breve, teremos novidade que vai desburocratizar ainda mais o setor”, antecipou Cardozo.
O Setor de Análise e Aprovação de Projetos conta com seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos, de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.
Muitas vezes eles ligam para o profissional e mandam e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que sejam enviados todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.
Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h.
O secretário Wilber Cardozo reforçou que, com a aprovação dos projetos, além de se ter um terreno vazio a menos na cidade, cumprindo sua função social de moradia, a construção gera diversos empregos antes, durante e depois dela pronta.
Mais informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886-6060.
Veja Também Recentes
Alunas de ginástica rítmica do CIASE Sumaré encantam público durante apresentação de encerramento
O Teatro Mário Covas foi palco das apresentações de encerramento anual das alunas de ginástica rítmica do CIASE Sumaré, na última semana. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, destacou o talento e a dedicação de cerca de 50 jovens atletas que fazem parte
Golfinhos ganha nova creche para 146 crianças
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta semana a entrega oficial de mais uma creche, desta vez no bairro Golfinhos. Trata-se de um convênio com a SOAPROC (Associação de Amparo e Proteção a Criança e ao Adolescente) para atender 146 crianças de zero a 3 anos; Essa é a segunda unidade
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização durante feriado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu neste final de semana 29 denúncias de perturbação de sossego. A fiscalização resultou em quatro multas no valor de 460 VRMS, equivalente a R$ 2.116 cada. Além disso, os fiscais estiveram nas praias para orientar banhistas e ambulantes a
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Núcleo Artístico Atlântica apresenta espetáculo “Somos Todos Alvo” com entrada gratuita
Neste domingo, 27 de outubro, às 17 horas, acontece no Auditório do Polo Cultural do Centro, o espetáculo, “Somos Todos Alvo”, com direção de Minerva Almeida. A entrada é gratuita. A peça apresenta temáticas sensíveis como vício em aposta online e relações abusivas, convidando o público a interferir diretamente no destino