Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba reativa Banco Municipal de Alimentos

Prefeitura de Caraguatatuba reativa Banco Municipal de Alimentos
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, reinaugurou ontem (28/08) o Banco Municipal de Alimentos Maria Marques Burihan, em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades políticas e religiosas, além de produtores rurais, representantes de entidades assistenciais, imprensa e público em geral.

Fotos: Gustavo Grunewald/PMC
Um dos objetivos do programa é o combate ao desperdício de alimentos atendendo a demanda de alimentação de 16 instituições sociais conveniadas à Prefeitura. Os alimentos arrecadados serão distribuídos entre entidades e organizações que assistem pessoas que necessitam de auxílio para assegurar seu direito básico à alimentação.
O Banco Municipal de Alimentos também terá como prioridades ações socioeducativas tais como palestras, cursos e orientações nutricionais.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explicou que o Banco de Alimentos é um importante equipamento para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Caraguatatuba. “Receberemos os produtos dos supermercados e distribuiremos às entidades sociais do município para consumo próprio. O apoio do prefeito Aguilar Junior foi fundamental na realização deste sonho”.
O secretário lembra que o Banco de Alimentos foi implantado em 2008 e desativado no ano seguinte com a mudança de administração. “Mas na vida tudo tem uma hora certa. Hoje, o que podemos ver é que o Banco de Alimentos se tornou um projeto de gente grande e estamos muito satisfeitos com tudo isso”.
Os doadores poderão ser supermercados varejistas e atacadistas do município, podendo ser estendido para cidades vizinhas. As parcerias serão concretizadas por meio de contratos, assegurando receptor e doador.
A coordenadora do Banco de Alimentos, Fernanda Cardoso Fernandes, fez uso da palavra para agradecer o prefeito e a toda a equipe que trabalhou na reimplantação do programa. Segundo ela, será inserido no local o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Isso é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção”, ressaltou.

Fotos: Gustavo Grunewald/PMC
A presidente do Fundo de Social de Solidariedade, Samara Aguilar, também presidirá o Banco Municipal de Alimentos. Durante o evento, ela emocionou o público com palavras que traduzem o espírito da iniciativa: “Que Deus possa sempre voltar nossos olhares a quem realmente precisa”.
O prefeito Aguilar Junior lembrou que o Banco de Alimentos foi implantado durante a administração de seu pai, José Pereira Aguilar. “E a reimplantação desse grande programa foi um dos primeiros itens de nosso plano de governo. Por isso, é com grande satisfação que hoje, estamos aqui, comemorando mais um compromisso que se torna realidade”.
Cresans
O prédio do Banco Municipal de Alimentos receberá também o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), que é um instrumento público comunitário da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo, e tem como objetivo contribuir para a aliança entre o poder público e a sociedade civil no combate à insegurança alimentar, com melhor aproveitamento dos alimentos, controle de peso, avaliação nutricional, além de oferecer cursos de geração de renda.
Serviço
Banco Municipal de Alimentos
Avenida Ministro Dilson Funaro, 287, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Informe da Secretaria de Habitação
A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização