Pesquisar No Site

Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

Publicado em: 03/12/2021
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

O ciclo de palestras do segundo dia (3/12) do Empreenda Caraguatatuba foi aberto com a participação de César Augusto Ilódio Alves, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Caraguatatuba.

O tema da palestra ministrada pelo especialista em gestão e marketing foi o ‘Atendimento: Uma Excelente Ferramenta para Retomar os Negócios e os Lucros’. Cerca de 40 pessoas, entre funcionários e empresários, participaram do momento.

O assunto central da palestra foi a busca de como melhorar e aprimorar o atendimento ao cliente, seja ele híbrido ou presencial. Mas como agradar todos os clientes, já que, segundo o docente, “existem vários tipos como  aquele que só vai para olhar, o estressado, o indivíduo indeciso?. Agradar não é uma tarefa fácil, entretanto é fundamental para o aumento dos lucros”.

 

César Augusto Ilódio Alves é recebido para falar da necessidade de cativar o cliente (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo Alves, o cliente é o que mantém o negócio e para mantê-lo é necessário realizar um processo eficaz que garanta a fidelidade dessa pessoa. “Durante o atendimento, é primordial que você busque ser amigo do cliente”, orientou.

O processo citado pelo palestrante é baseado na forma de como o cliente é atendido e na relação e interação com ele. Todo o processo necessita de um começo, meio e fim adequados ao que a empresa busca.

Para Alves, a empresa reflete o que a equipe é. O reflexo da empresa pode ser vistos quando os funcionários, e até o proprietário, estão com as caras amarradas e emburradas e demonstram que estão sem vontade de trabalhar.

Saber ouvir o cliente mesmo ele sendo exigente, ou ignorante, também faz parte do sucesso de uma empresa. “Por mais que parece estranho, são esses clientes que irão ajudar a criar os processos para melhoria do atendimento”, explicou.

Para finalizar, o especialista explicou que ouvir, estar atento e perceber o que acontece são ações importantes para que haja o crescimento e desenvolvimento do negócio.

O IFSP de Caraguatatuba também participa do Empreenda Caraguatatuba e conta com um espaço para atendimento e dicas de gestão. Os profissionais do campus estão instalados no estande 47, próximo ao local onde são realizadas as palestras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba promove leilão online de 38 terrenos na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba promove leilão online de 38 terrenos na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza o Leilão Público Eletrônico 01/2024 de 38 terrenos de cinco bairros no dia 12 de junho (quarta-feira), às 10h, pelo site https://www.lanceleiloes.com.br/ e com transmissão ao vivo pelo portal. Quem ofertar o maior lance poderá adquirir imóveis que estão agrupados em 36 lotes do certame.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/06/2024
Prefeitura executa obras de drenagem na região central e promove desvio na Avenida Miguel Varlez
Prefeitura executa obras de drenagem na região central e promove desvio na Avenida Miguel Varlez

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com as obras de implantação de um novo sistema de drenagem na região central do município. As intervenções ocorreram nas Avenidas Amazonas, Piauí e Rua Benedita Alves Cruz. Agora, a tubulação é instalada na Avenida Miguel Varlez e o trecho está sinalizado, garantindo maior segurança

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 12/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba entrega títulos de regularização fundiária do núcleo Máximo
Prefeitura de Caraguatatuba entrega títulos de regularização fundiária do núcleo Máximo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, realizou a entrega de títulos de regularização fundiária para o Núcleo Máximo, localizado no bairro Morro do Algodão, nesta quinta-feira (27). Diferente dos processos habituais, esse núcleo foi regularizado pela parte interessada, que apresentou o projeto completo do núcleo e

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 28/06/2024
Segurados do CaraguaPrev têm até 5 de julho para atualizar dados do Censo Previdenciário
Segurados do CaraguaPrev têm até 5 de julho para atualizar dados do Censo Previdenciário

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) promove o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024 dos servidores da ativa, aposentados e pensionistas do serviço público municipal até dia 5 de julho, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, após o cadastro de login e senha. Desde 1º de maio, 1.901 segurados

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 04/06/2024
GCM de Caraguatatuba fecha balanço com mais de 2,4 mil ações em maio
GCM de Caraguatatuba fecha balanço com mais de 2,4 mil ações em maio

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de abril 2.424 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 124 abordagens, 99 ações em apoio às secretarias municipais, 53 ocorrências, 45 ocorrências resolvidas no local, 543

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 05/06/2024