Pesquisar No Site

Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

Publicado em: 03/12/2021
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

O ciclo de palestras do segundo dia (3/12) do Empreenda Caraguatatuba foi aberto com a participação de César Augusto Ilódio Alves, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Caraguatatuba.

O tema da palestra ministrada pelo especialista em gestão e marketing foi o ‘Atendimento: Uma Excelente Ferramenta para Retomar os Negócios e os Lucros’. Cerca de 40 pessoas, entre funcionários e empresários, participaram do momento.

O assunto central da palestra foi a busca de como melhorar e aprimorar o atendimento ao cliente, seja ele híbrido ou presencial. Mas como agradar todos os clientes, já que, segundo o docente, “existem vários tipos como  aquele que só vai para olhar, o estressado, o indivíduo indeciso?. Agradar não é uma tarefa fácil, entretanto é fundamental para o aumento dos lucros”.

 

César Augusto Ilódio Alves é recebido para falar da necessidade de cativar o cliente (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo Alves, o cliente é o que mantém o negócio e para mantê-lo é necessário realizar um processo eficaz que garanta a fidelidade dessa pessoa. “Durante o atendimento, é primordial que você busque ser amigo do cliente”, orientou.

O processo citado pelo palestrante é baseado na forma de como o cliente é atendido e na relação e interação com ele. Todo o processo necessita de um começo, meio e fim adequados ao que a empresa busca.

Para Alves, a empresa reflete o que a equipe é. O reflexo da empresa pode ser vistos quando os funcionários, e até o proprietário, estão com as caras amarradas e emburradas e demonstram que estão sem vontade de trabalhar.

Saber ouvir o cliente mesmo ele sendo exigente, ou ignorante, também faz parte do sucesso de uma empresa. “Por mais que parece estranho, são esses clientes que irão ajudar a criar os processos para melhoria do atendimento”, explicou.

Para finalizar, o especialista explicou que ouvir, estar atento e perceber o que acontece são ações importantes para que haja o crescimento e desenvolvimento do negócio.

O IFSP de Caraguatatuba também participa do Empreenda Caraguatatuba e conta com um espaço para atendimento e dicas de gestão. Os profissionais do campus estão instalados no estande 47, próximo ao local onde são realizadas as palestras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

MACC promove oficina gratuita de desenho da figura humana com Anna Verena
MACC promove oficina gratuita de desenho da figura humana com Anna Verena

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) promove a Oficina de Desenho da Figura Humana, ministrado pela artista e professora Anna Verena nos dias 3 e 6 de dezembro.  As vagas são limitadas e a inscrição pode ser realizada pelo formulário disponível aqui https://forms.gle/jL75cmP1NRHcUBRU7 . A oficina é gratuita e será realizada na Sala Pedagógica

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/11/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera atendimento da Coleta Seletiva e Ecopontos durante Natal e Ano Novo
Prefeitura de Caraguatatuba altera atendimento da Coleta Seletiva e Ecopontos durante Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá suspender o serviço da Coleta Seletiva nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, durante as comemorações de Natal. Além disso, o serviço não funcionará também nos dias 31 de dezembro e 1º

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/12/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de próstata no Centro POP
Prefeitura de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de próstata no Centro POP

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretária de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (26), uma ação voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. O evento contou com uma palestra ministrada pela enfermeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/11/2024
Litoral Norte ganha posto de atendimento do Coren-SP em parceria com Poupatempo de Caraguatatuba
Litoral Norte ganha posto de atendimento do Coren-SP em parceria com Poupatempo de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba passa a oferecer, a partir da próxima quinta-feira (12/12), os serviços de atendimento do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Podem ser realizados rapidamente serviços como renovação e segunda vida de carteira profissional, acordos financeiros e inscrição remida (para profissionais com mais de 30 anos de inscrição). “Definimos a parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/12/2024
Prefeitura de Caraguatatuba terá serviços de plantão nas festividades de final de ano
Prefeitura de Caraguatatuba terá serviços de plantão nas festividades de final de ano

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nas vésperas e nos feriados de Natal e Ano Novo (dias 24, 25 e 31/12; e 1º/1), em razão das festividades de final de ano. O atendimento ao público recomeça nos dias úteis subsequentes aos feriados (26/12 e 2/1), no horário habitual

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 23/12/2024