Pesquisar No Site
Zoonoses de Caraguatatuba inicia ações da ‘Operação Verão’ neste sábado (27)
Zoonoses de Caraguatatuba inicia ações da ‘Operação Verão’ neste sábado (27)
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba inicia neste sábado (27) a ‘Operação Verão’ que consiste em atividades de fiscalização e vistorias, principalmente, para o controle de criadouros do Aedes aegypti.
Para a ‘Operação Verão’, será necessária uma equipe composta por fiscais de saúde pública, agentes de endemias, técnicos e médico veterinário e biólogo e fiscais de controle animal.
As vistorias e orientações serão feitas em marinas, hotéis, pousadas e imóveis comerciais do município. Além desses locais, a equipe irá percorrer as praias para orientações quanto à permanência de animais.
A ‘Operação Verão’ é primordial para chamar a atenção da população para o início da elevação das temperaturas e o aumento das chuvas, o que facilita a expansão dos criadouros. Por isso, é importante começar as atividades de combate antes dos meses de pico da doença, que são março e abril, e eliminar o criadouro.
O CCZ reforça que o Art. 32 da Lei Municipal 1.298 de 2006 deixa claro o dever de adotar medidas de prevenção contra a infestação por animais incômodos, que possam disseminar agentes de doenças como a dengue.
O Art. 5º da mesma lei dispõe sobre a proibição da permanência de animais na praia, independentemente do motivo alegado ou porte do animal, mesmo quando submetidos à contenção por coleira e guia e acompanhados de seus proprietários e/ou responsáveis.
A multa para o não cumprimento de ambos os trechos citados na Lei Municipal 1.298 de 2006 varia de 50 a 1000 VRMs (R$ 187 a R$ 3.740).
A população também pode ajudar na fiscalização. A unidade CCZ recebe denúncias de locais com possível infestação do mosquito Aedes aegypti. Elas podem ser realizadas através do Canal 156 da Prefeitura de Caraguatatuba.
Após o registro no portal, com o número de protocolo em mãos, gerado no ato da solicitação, a pessoa poderá em contato com o CCZ pelo (12) 3887-6888 para reforçar a situação.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza empresas de atividades náuticas nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem realizado fiscalizações constantes nas praias e notificou alguns pontos de atividades náuticas realizadas de forma inadequada, colocando em risco a segurança dos banhistas. Conforme a Lei 2.252/15, artigo 11, as embarcações devem respeitar os limites de distância em relação
Obras de taludes na SP-55, em Caraguatatuba, estão suspensas temporariamente para desafogar trânsito
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), informa que as obras de correção e proteção de taludes na Rodovia SP-055 (Dr. Manoel Hyppólito Rego), realizadas em Caraguatatuba, estão temporariamente suspensas devido ao recesso de fim de ano. As atividades serão
Veículo de Prefeitura do interior é apreendido em fiscalização por desvio de função pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e a Polícia Militar intensificou as operações que visam coibir o transporte clandestino de passageiros, em especial, em veículos de turismo de um dia. No primeiro final de
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza obra de drenagem na região do Aruan
A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou as obras de drenagem na Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia), no bairro Aruan, onde foi instalada uma rede de águas pluviais. As intervenções foram executadas entre as ruas perpendiculares Alvarenga Peixoto e Tomás Antonio Gonzaga. Para a realização da obra, parte da
Prefeitura entrega nova Base de Apoio da Guarda Civil Municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na manhã de sábado (28), a entrega da nova Base de Apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada no bairro do Tinga, região Centro/Sul da cidade. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, do vice-presidente