Pesquisar No Site
CAPS AD e Pró-Mulher promovem palestras para incentivar homens sobre cuidados com a saúde

CAPS AD e Pró-Mulher promovem palestras para incentivar homens sobre cuidados com a saúde
As unidades de especialidades médicas de Caraguatatuba promoveram na quinta e sexta-feira (18 e 19), palestras e encontros para reforçar ao público masculino que todo dia é dia de cuidar da saúde e que o homem precisa procurar o serviço de saúde.

#PraCegoVer: Pacientes assistem palestra no CAPS AD (Foto: Divulgação/PMC)
Na quinta-feira, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), no Perequê-Mirim, realizou uma palestra para 25 homens, atendidos pela unidade. O destaque foi a importância da prevenção câncer de próstata, o conhecimento da doença e detecção precoce.
Nesta sexta-feira (19), o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré, aproveitou a presença do grupo de planejamento familiar para uma conversa com foco no mesmo assunto, a saúde do homem.
No local, havia cerca de 20 pessoas em sua maioria homens sozinhos ou acompanhados de suas respectivas esposas.
Mesmo com poucos homens com mais de 40 anos, o momento serviu como aprendizado, que pode ser compartilhado com outras pessoas.

#PraCegoVer: Enfermeira Maria Cosma dá dicas sobre o cuidado com saúde (Foto: Luís Gava/PMC)
A função de apresentar as informações ficou com a enfermeira Maria Cosma. Durante a conversa, ela explicou que os homens devem ficar atentos aos sinais do câncer de próstata que só aparecem em seu estágio avançado.
A enfermeira reforça que para prevenir a doença é necessário ter hábitos saudáveis como a higienização da região íntima, manter o peso adequado, fazer o uso de preservativo em toda e qualquer relação sexual, praticar atividade física, além de evitar o consumo de bebida alcoólica e o tabaco.
Os participantes também foram orientados a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para tirarem dúvidas sobre o antígeno prostático específico PSA – exame que auxilia na prevenção do câncer de próstata – para homens acima de 40 anos.
A enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Iara Nunweiler, explicou que a saúde do homem não deveria ser lembrada apenas no mês de novembro, já que esse público tem mais dificuldade para se cuidar e de procurar o serviço de saúde. “As UBSs trabalham com a prevenção durante todo o ano, mas muitos se esquecem disso”, disse.
Veja Também Recentes

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos