Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba utiliza culinária como recurso pedagógico no processo de alfabetização

Educação de Caraguatatuba utiliza culinária como recurso pedagógico no processo de alfabetização
Os alunos do ensino fundamental I da EMEI/EMEF João Thimóteo do Rosário, no Cantagalo, estão vivenciando experiências diferentes na sala de aula. Com a retomada integral das atividades presenciais, a unidade está desenvolvendo o projeto chamado ‘Mão na Massa’, em que os professores utilizam a arte da culinária como recurso pedagógico, com aulas lúdicas que facilitam o processo de alfabetização.

#PraCegoVer: Em pé, professora manuseando ingredientes durante aula de panificação (Fotos: Divulgação/PMC)
Através da preparação de pães, os professores elaboraram planos de aula em que conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática puderam ser desenvolvidos na prática com os estudantes. Com o uso das receitas – textos do gênero instrucional, com linguagem clara e objetiva – são trabalhadas atividades de leitura e escrita, e aplicados em situações do cotidiano como na leitura de rótulos e embalagens de ingredientes, por exemplo.
Na disciplina de Matemática a aula permite que sejam desenvolvidas habilidades como a identificação e utilização de Unidades de Medida de capacidade e massa, por exemplo, como litro, mililitro, quilograma, grama, miligramas.
Durante a aula, com a preparação do alimento, os alunos ainda observam processos de reação química durante a fermentação; a transformação física com a quebra dos ovos, o crescimento da massa, e o resultado final, com o processo de cozimento do pão que exalou um delicioso cheirinho de pão por toda a unidade.

#PraCegoVer: Em pé, a aluna acena degusta pão produzido durante a aula. Ela acena para foto (Fotos: Divulgação/PMC)
A secretária de Educação, Márcia Paiva, elogiou a atividade e comentou sobre a importância das atividades lúdicas. “Entendemos que a estratégia lúdica é uma importante ferramenta para o desenvolvimento infantil, possibilitando que o processo de alfabetização aconteça de maneira prazerosa. A aplicação da culinária na alfabetização permite que o professor possa introduzir ou reforçar os conteúdos de maneira que o aluno sinta satisfação e interesse no aprendizado. Quando o aluno participa da atividade lúdica, isso proporciona a ele a sensação de experiência plena, sendo um importante recurso para a busca de um desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo’, disse”
Ao final da aula, depois dessa experiência tão enriquecedora, as turminhas degustaram com alegria o alimento que prepararam com as próprias mãos!
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Ancestralidade Viva 2025 promove formação de professores na Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi
A Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi (ECARZ) promoveu entre os dias 7 e 9 de março o Encontro de Capoeira Angola – Ancestralidade Viva 2025, em Caraguatatuba. O evento contou com a participação de mestres, professores e capoeiristas de diversas regiões do Brasil e teve como destaque a formação

Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades
Promover a sensibilização, mobilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil para debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Caraguatatuba como também em outros municípios. Este é o objetivo da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba.

Documentário e bate-papo com escritoras sobre literatura e protagonismo feminino são atrações neste sábado
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de Literatura, realiza neste sábado (8/3), uma tarde de Literatura e Protagonismo Feminino. A programação tem início às 16h, com a exibição do documentário “A Jornada da Heroína”, na

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação