Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça prevenção e cuidados na semana do Dia Nacional da Diabetes
Caraguatatuba reforça prevenção e cuidados na semana do Dia Nacional da Diabetes
Na semana que antecede o Dia Nacional da Diabetes (14 de novembro), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba está intensificando as ações para ressaltar a importância dos cuidados e prevenção da doença.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a população recebe orientações sobre a diabetes e o programa ‘Pés Saudáveis’ que é ofertado pelo ambulatório de feridas do Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O programa, que teve início em agosto deste ano, consiste na realização de um teste para avaliação dos pés, além de proporcionar a diminuição do número de amputações por causa da doença.
No teste, a pessoa será informada se o pé está insensível ou não. Caso seja constatada a insensibilidade, o diabético irá iniciar o acompanhamento no ambulatório para que seja feita a prevenção.
Além do teste de sensibilidade, o ambulatório irá realizar o exame de índice tornozelo-braquial (ITB). Ele mostrar se o paciente tem chances de desenvolver alguma ferida que leve à amputação.
De acordo com o ambulatório, aproximadamente 100 pacientes já fizeram o teste. Desses, 11 foram identificados que com perda da sensibilidade protetora dos pés e foram encaminhados a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para aquisição de calçado terapêutico.
As UBSs também irão reforçar sobre o quanto a adesão ao tratamento é importante e outros assuntos pertinentes. As ações serão realizadas com as agendas de hiperdia (que abrange esse público específico portador de diabetes).
Quem estiver interessado em fazer o teste deve procurar o CEM, de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, para que seja agendado um horário com a equipe responsável pelo teste.
Se preferir, o paciente poderá procurar a unidade de saúde de referência para que seja feito o agendamento por meio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Para realizar o teste, o paciente precisa ser sabidamente diabético há mais de 10 anos.
A avaliação é feita em aproximadamente 40 minutos, por isso é necessário agendamento. O resultado dos exames sai na hora e mesmo que a insensibilidade não seja constatada o paciente será inserido no programa do pré-diabético para receber o acompanhamento da equipe do ambulatório de feridas.
Serviço: O Centro de Especialidades Médicas (CEM) está localizado na Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera. O telefone é o (12) 3886-1200.
Veja Também Recentes
Prefeitura fortalece fiscalização na alta temporada com foco na perturbação do sossego e turismo de um dia
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem fortalecido os trabalhos de fiscalização nas praias, comércios e veículos de turismo de um dia, especialmente aos finais de semana. Com a chegada da Temporada de Verão, os fiscais de postura do município também fornecem orientações tanto para moradores
Caraguatatuba organiza força-tarefa para manter praias limpas e organizadas após festas de Réveillon
O Réveillon em Caraguatatuba é sempre um sucesso, reunindo milhares de pessoas na orla da cidade para as festividades e queima de fogos. Mesmo com todo o movimento da virada de ano, a Prefeitura assume o compromisso de manter as praias limpas imediatamente após as festas, para quem quer chegar
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito
RFC é campeão do Futebol Máster 40 anos de Caraguatatuba
No último sábado (14), o RFC disputou contra o A.E Grêmio/Cirrose a final do Campeonato de Futebol Máster 40 anos, vencendo a disputa por 2 a 0, levando o troféu para casa. O jogo se iniciou às 15h e o RFC mostrou que não veio para brincar, e com um
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados