Pesquisar No Site

3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência levanta prioridades em nível municipal, estadual e federal

3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência levanta prioridades em nível municipal, estadual e federal
3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência levanta prioridades em nível municipal, estadual e federal

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi) e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Sepedi) e do Idoso realizaram a 3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, no sábado (6), na sede da Sepedi, no Jardim Jaqueira. O tema da 3ª Conferência foi “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior está no palco do anfiteatro do Ciapi. Ele fala ao microfone durante a abertura da 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência. Ao lado, na composição da mesa estão o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a presidente interina do Comdefi, Márcia Gusmão e o vereador Cristian Bota (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A presidente interina do Comdefi, Marcia Denise Gusmão Coelho, abriu os trabalhos ressaltando a importância da Conferência para que políticas públicas, que atendam esse segmento da população sejam implementadas em nível municipal, estadual e federal.

“A inclusão deve começar dentro da família. Temos que falar e praticar a inclusão todos os dias. Fazer o Brasil um país mais inclusivo depende de cada um de nós”, declarou Gusmão.

O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, destacou que o evento era uma oportunidade de proporcionar à sociedade o diálogo sobre as ações voltadas às pessoas com deficiência e aperfeiçoar o trabalho realizado no município.

O prefeito Aguilar Junior parabenizou a todos pelo encontro e enfatizou as dificuldades de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Foi desafiador durante o período de isolamento até chegar a vacina, como também agora nesse momento de retomada para todos. Que as diretrizes elaboradas no documento ao final da Conferência garantam as melhores ações para serem implementadas na nossa cidade para atendermos esse segmento populacional da melhor maneira”, disse o prefeito.

#PraCegoVer: Delegado Edson está sentado na plateia assistindo a conferência junto de outras pessoas. Ele segura a pasta com a logomarca da conferência (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Debates

O tema da Conferência “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, foi discutido em cinco eixos: Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das Pessoas com Deficiência; Eixo 2 – Garantia do acesso das Pessoas com Deficiência às Políticas Públicas; Eixo 3 – Financiamento das Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência; Eixo 4 – Direito e Acessibilidade; Eixo 5 – Desafios para a Comunicação Universal.

Cinco grupos de trabalhos foram estabelecidos e definiram entre as propostas levantadas durante as sete pré-conferências realizadas entre setembro e outubro deste ano, quais comporiam o documento final.

Os integrantes de cada eixo decidiram quais as prioridades a serem efetivadas em nível municipal, estadual e federal.

O documento consolidado será enviado aos delegados eleitos e também à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e à Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Mãe de uma menina com deficiência, Elma Cristina Martins, faz questão de participar sempre das conferências.

“É uma oportunidade de levarmos nossas dificuldades e prioridades ao poder público. Os debates deste ano foram muito produtivos e esperamos, agora, que as propostas sejam colocadas em prática”, disse.

Elma, inclusive, foi eleita delegada, tendo como suplente Luciana Moura, representando o Poder Público. Representando a Sociedade Civil, foi eleita delegada Thífany Felix, tendo como suplente Elizete Aparecida Silva.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril

Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/03/2025
GCM_caça níquel (1)
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar

A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 15/04/2025
Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultado na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista

Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/04/2025
Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba

Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/03/2025
Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água

Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 25/03/2025