Pesquisar No Site
Servidores da Saúde concluem curso de Atendimento Humanizado
Servidores da Saúde concluem curso de Atendimento Humanizado
Terminou sexta-feira (18) o curso de Atendimento Humanizado à área da saúde, oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo Caraguatatuba, em parceria com a Escola de Governo, voltado aos servidores da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba.
A formação de 40 horas, iniciada no dia 7 de agosto, teve o objetivo de capacitar profissionais da área da saúde do setor público, na ampliação de conhecimentos às necessidades dos pacientes e o respeito por seus direitos no momento do atender.
O curso abrangeu proposições variadas como: O ser humano, o ser humano e suas necessidades, atendimento, atendimento e suas diretrizes para o alcance do sucesso, o que é o atendimento humanizado, as implicações do atendimento humanizado, casos de sucesso na área da saúde e a relação paciente e o profissional da área da saúde: uma relação que pode ser próxima.
De acordo com o coordenador do projeto Cesar Augusto Ilódio Alves, os funcionários de cada setor da Saúde precisam ter em mente que, resolver o problema apresentado pelo paciente é fundamental, que as críticas recebidas no dia a dia podem ser positivas ou negativas, de acordo com a forma de aceitação. “A mudança de fato só acontece quando a queremos de verdade e quando nos colocamos no lugar do outro. Pois um dos princípios da humanização é escutar e é reverenciar com educação”, ressaltou Alves.
O servidor do Setor de Regulação, que realiza os agendamentos, Humberto Freitas Felício, disse que a reciclagem foi excelente para estreitar os laços de conhecimento entre os funcionários da secretaria.
“Todos nós temos problemas e isso nunca deve ser esquecido. Se cada um focar em resolver o problema do outro com paciência e empatia, com certeza conseguiremos ótimos resultados no dia a dia”, destacou.
Já a gerente da Unidade Básica de Saúde do Porto Novo, Iara Nunweiler, ressaltou a importância do acolhimento aos pacientes. “A teoria repassada foi muito boa para reavaliarmos nossa prestação de serviço. Mas o que me chamou mais a atenção, foi o fato de que temos que atender de coração, com o que há de melhor na nossa essência”, afirmou.
“Atender o próximo como a si mesmo”, completou Giselli da Conceição dos Santos, da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMIDST/AIDS).
Ao final, os participantes responderam a um questionário de avaliação. O resultado será enviado ao secretário de saúde, Amauri Toledo, que garantiu a devolutiva a cada um.
O curso foi ministrado pelos professores do IFSP Campus Caraguatatuba, Cesar Augusto Ilódio Alves, Carlos Henrique Vasconcelos, Dionysio Borges de Freitas Júnior e contou com a participação dos empresários Rodrigo e Ariane Suzuky, que abordaram em depoimento “a importância do atender bem como diferencial” e ainda com o técnico em enfermagem e ator Carlos Alves dos Santos Trindade, que veio especialmente de São Paulo, para abordar o tema “Como levar alegria a quem está doente”.
Veja Também Recentes
8º Festival de Cinema de Caraguatatuba – Curta Caraguá, movimenta a cidade de 8 a 12 de novembro
Tem início no dia 8, sexta-feira, no Teatro Mario Covas, o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens e formação de público no município. A entrada é gratuita. Na programação, que segue até o dia 12 de novembro,
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (12), novo edital de chamamento para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim
EMEFS Professor Geraldo de Lima e Luiz Silvar do Prado vencem 13ª edição dos Jogos Escolares de Caraguatatuba
A EMEF Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e a EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM) da Prefeitura de Caraguatatuba, nos Ensinos Fundamental I e II, respectivamente. A Emef Professor Geraldo de Lima conquistou 95 pontos
Campanha Outubro Rosa encerra com aproximadamente 4 mil atendimentos e reforça prevenção o ano todo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou com sucesso a Campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Durante o mês de outubro cerca de 4 mil atendimentos foram realizados com exames preventivos, para reforçar a importância
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,