Pesquisar No Site
Assembleia é adotada contra a indisciplina em escola no Porto Novo
Assembleia é adotada contra a indisciplina em escola no Porto Novo
De acordo com pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil mais de 60% dos educadores apontam o mau comportamento dos alunos como o maior problema em sala de aula.
Na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, a equipe gestora e professores adotaram a assembleia restaurativa para combater esse problema.
De acordo com o diretor Fábio Luís dos Santos, instaurar um momento de debate com os estudantes foi a estratégia empregada para diminuir o ruído em sala de aula.
“A assembleia restaurativa é uma situação democrática, onde todos podem dar sua opinião sobre os problemas e soluções para melhorar o relacionamento, a qualidade das aulas e da escola”, afirmou o diretor.
A primeira foi realizada nessa quinta-feira (17), com o 7º ano B. Além dos discentes participaram representantes do grêmio estudantil, Associação de Pais e Mestres e Conselho Escolar.
A coordenadora pedagógica, Natália Siqueira, contou que antes da assembleia foi feito um questionário com os alunos, que levantou o que eles gostam e não gostam na escola e o que esperam de contribuição do ensino formal para a vida.
Numa das dinâmicas a professora de Matemática, Kátia Apresentação, ajudou a turma a evidencias suas qualidades: participativa, assídua, trabalha bem em equipe, aprende fácil.
Por outro lado, também expuseram os defeitos: muita piadinha desnecessária, várias pessoas falando ao mesmo tempo e brincadeiras infantis como jogar bolinha de papel no colega, comprometem o aprendizado.
“Vim para a reunião, pensando no que iria falar. Eu, por exemplo, admito que converso demais. Daí, sei que não adianta apontar o erro do colega se eu não começo por mim a mudança. A assembleia foi ótima, agora vai depender de cada um”, avaliou o aluno Mario Fonseca Neto, de 13 anos.
O representante da Associação de Pais e Mestres e do Conselho Escolar, Dilson dos Santos, fez um alerta. “É muito desagradável para os pais ou avós serem chamados na escola por causa da bagunça de vocês. Sem contar que muitos são obrigados a se ausentar do trabalho para estarem, aqui, e esse tipo de situação pode prejudicá-los no emprego”.
Ao final, o grupo se comprometeu a zelar pelo bom comportamento nas aulas, com atitudes que não comprometam o relacionamento e as atividades em sala de aula.
Veja Também Recentes
Empresa EDP apresenta Projeto Verão e promete equipes fixas no Litoral Norte
A EDP apresentou nesta quinta-feira (07/11) o Projeto Verão para as cidades administradas pela concessionária. Segundo a empresa, haverá reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, será realizada a migração de técnicos de outras
Caraguatatuba promove Campanha Novembro Azul com ações de conscientização sobre a saúde masculina
Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês uma série de ações voltadas à promoção da saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A campanha tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados
Núcleo Artístico Atlântica apresenta espetáculo “Somos Todos Alvo” com entrada gratuita
Neste domingo, 27 de outubro, às 17 horas, acontece no Auditório do Polo Cultural do Centro, o espetáculo, “Somos Todos Alvo”, com direção de Minerva Almeida. A entrada é gratuita. A peça apresenta temáticas sensíveis como vício em aposta online e relações abusivas, convidando o público a interferir diretamente no destino
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de combate e reforça alerta e cuidados sobre casos de chikungunya
A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam com vistoria nas residências e aplicação de inseticidas nas regiões com casos positivos. A preocupação é com aumento