Pesquisar No Site

Defesa Civil aponta que acumulado de chuvas em Caraguatatuba ultrapassa os 100 mm em 72 horas; Prefeitura trabalha em diversos pontos da cidade

Publicado em: 20/10/2021
Destaques
Defesa Civil aponta que acumulado de chuvas em Caraguatatuba ultrapassa os 100 mm em 72 horas; Prefeitura trabalha em diversos pontos da cidade
Defesa Civil aponta que acumulado de chuvas em Caraguatatuba ultrapassa os 100 mm em 72 horas; Prefeitura trabalha em diversos pontos da cidade

Levantamento da Defesa Civil de Caraguatatuba aponta que nas últimas 72 horas choveu mais de 100mm na maioria das estações pluviométricas instaladas no município. Conforme a Defesa Civil do Estado, a previsão de chuvas para todo o mês de outubro é de 233,2mm, mas até o momento já caíram 176,9, o que representa 74% do esperado para todo o período.

#PraCegoVer: Área no Olaria é isolada pela Defesa Civil com fita zebrada para devido ao risco de escorregamento de terra (Foto: Divulgação/PMC)

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que na Tabatinga, região norte, é onde houve o maior volume de chuvas, com registro às 10h20, desta quarta-feira, de 160,34 mm. No Rio do Ouro o volume acumulado foi de 143.08mm, enquanto no Jardim Casa Branca chegou a 142.91mm.

Os pluviômetros do Tabatinga2, Tinga, Massaguaçu 1 e 2, Indaiá, Martim de Sá e Jetuba  também ultrapassaram a barreira dos 100 mm. Somente no Porto Novo e Jardim Casa Branca 2 o acumulando ficou abaixo de 100 mm no período apurado.

Desde o início das chuvas, na semana passada, as equipes da Prefeitura – Defesa Civil, Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Obras Públicas e Serviços Públicos – monitoram as áreas de risco para deslizamento de terra e alagamento.

Na Olaria, houve necessidade de isolamento de uma casa de madeirite onde aconteceu deslizamento de terra. “No local haviam bananeiras que desceram a encosta”, explica o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior. Ele disse ainda que a moradora teria saído ainda durante a madrugada, sem necessidade de remoção.

Nesta quarta-feira houve queda de uma árvore no Jardim Casa Branca que atingiu uma casa que estava mais abaixo no platô, mas sem afetar os moradores. Apenas a parte do fundo foi isolada. “A Jaqueira será retirada quando o solo estiver mais seco”, explica o coordenador da Defesa Civil.

#PraCegoVer: Homens atuando ao lado de buraco aberto na rua para troca de tubos e limpeza de materiais descartados incorretamente na rua (Foto: Divulgação/PMC)

Prevenção e monitoramento

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) intensificam os trabalhos durante o período chuvoso, principalmente com serviços de desassoreamento de rios, valas e córregos e desobstrução de bueiros. A ação permite o melhor escoamento das águas pluviais e evita alagamentos.

Segundo a Sesep, até o momento a região sul não identificou pontos com grande volume de água ou alagamentos. O trabalho de limpeza de ruas e de rios realizado durante todo o ano e a implantação dos canais de drenagem permitiu que as fortes chuvas não causassem danos aos moradores até agora.

Neste ano, já foram feitas mais de 3,4 mil ações de limpeza urbana, roçada, capina, varrição e recolha de resíduos, além de 176 serviços de limpeza de bueiros; 297 limpeza nos canais de drenagem, valas, rios e córregos; 261 tapa buracos e 137 ações de terraplenagem, manutenção de ruas rurais e ruas de terras.

#PraCegoVer: Máquina retira material de vala (Foto: Divulgação/PMC)

Outro serviço realizado frequentemente que possibilita a prevenção de enchentes é a retirada de resíduos em vias públicas. Todos os dias, a Sesep faz o recolhimento, principalmente de materiais descartados irregularmente por moradores. O descarte irregular faz com que os resíduos sejam levados para rios e córregos, entupindo bueiros e causando inundações.

A Fazenda Serramar, responsável por receber e distribuir ás águas dos rios Juqueriquerê, Pau d’Alho e Comburu, também recebeu vistoria preventiva nesta manhã.

Na região norte as equipes já realizaram a abertura da Lagoa Azul e do Rio Cocanha para auxiliar na extravasão da água dos bairros próximos. As valas que passam por trás do Residencial Jetuba também foram desassoreadas em ação preventiva.

#PraCegoVer: Maquinário limpando córrego e praia (Foto: Divulgação)

Na região central os rios que cortam a cidade estão recebendo monitoramento frequente do volume pluviométrico: Rio Ipiranguinha, que recebe toda água dos bairros Casa Branca e Olaria, Rio Guaxinduba e Rio do Ouro. Os locais são limpos durante todo ano, evitando acúmulo de resíduos e areia.

Ainda nas ruas do centro foram feitas desobstrução de tubulação na Avenida Siqueira Campos e troca de tubos de drenagem na Rua Dr. Paul Harris, evitando afundamento do solo e acúmulo de águas.

Para atender as demandas e realizar as ações, a Sesep trabalha com o auxílio de quatro escavadeiras hidráulicas (PC) e 12 retroescavadeiras. Parte dos monitoramentos e atendimentos está sendo realizado com o apoio e acompanhamento da Defesa Civil.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Centro de Educação Ambiental do Parque do Juqueriquerê é interditado para reparos
Centro de Educação Ambiental do Parque do Juqueriquerê é interditado para reparos

O Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, no Porto Novo, em Caraguatatuba, foi temporariamente interditado para reparos no telhado. A visitação ao parque segue normalmente. Totalmente integrado à natureza, o parque foi construído em uma área de 5.298,17 m² dos 35 mil m² da Unidade de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 25/11/2024
A Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada no último sábado (4) proporcionou novos lares para quatro cães abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, apreendidos em situação de maus tratos. Pelo menos 43 pessoas passaram pelo Centro para visitar e conhecer os animais disponíveis para adoção. O CCZ reforça que o espaço fica aberto também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para os moradores que não puderem comparecer nas feiras de adoção. Os pets que estão para adoção foram resgatados em situações de maus-tratos, por abandono, falta de higiene, falta de alimentação, entre outros motivos. Por isso, ao adotar o pet, a pessoa estará proporcionando uma vida com condições mais adequadas ao animal. No momento da adoção é explicada sobre a posse responsável, quando o adotante assume a responsabilidade e se compromete a cuidar do novo animal de estimação. Os animais são totalmente dóceis e clinicamente saudáveis com vacinação antirrábica e vermifugados. Também são microchipados e aptos a participar do programa de castração. Este processo de adoção garante que o animal será adaptado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal e garantir seu bem estar. Serviço: Centro de Controle Zoonoses (CCZ): Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia – Telefone: 3887-6888.
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/10/2024
Festival de Artes Marciais recebe mais de 2 mil pessoas em Caraguatatuba
Festival de Artes Marciais recebe mais de 2 mil pessoas em Caraguatatuba”””””””””””””””””””

O 3º Festival de Artes Marciais, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba e em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no último sábado (2). Com a participação de aproximadamente mil atletas de diferentes modalidades, integrantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/11/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de combate e reforça alerta e cuidados sobre casos de chikungunya
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de combate e reforça alerta e cuidados sobre casos de chikungunya

A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam com vistoria nas residências e aplicação de inseticidas nas regiões com casos positivos. A preocupação é com aumento

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/11/2024
Alunos da Guarda-Mirim recebem certificado do projeto “Bombeiro na Escola”
Alunos da Guarda-Mirim recebem certificado do projeto “Bombeiro na Escola”

Na sexta-feira (22), à noite, na sala Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação, 52 alunos da Guarda-Mirim receberam a certificação por participarem do programa “Bombeiro na Escola”. O curso teve duração de quatro aulas, uma por semana, com o instrutor cabo PM Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa, do

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/11/2024