Pesquisar No Site

Central 156 passa a receber solicitações de poda ou supressão de árvore em área particular

Aplicativo 156 Caraguatatuba já ultrapassa os 137 mil downloads
Central 156 passa a receber solicitações de poda ou supressão de árvore em área particular

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) informa que as solicitações para poda, supressão ou destoca de árvore em área particular, passam a ser realizadas somente através da Central 156.

#PraCegoVer: Mão segurando um celular branco e dentro a imagem escrita: 156 Caraguatatuba na cor azul (Foto: Arte/PMC)

Os pedidos para área pública já eram realizados pela Central, mas para área particular ainda eram formalizados pelo setor de protocolos do Paço Municipal. A partir de agora, todos os pedidos serão centralizados no Canal 156, dando mais agilidade ao serviço.

A Prefeitura de Caraguatatuba destaca que poda, supressão (retirada total da árvore) ou destoca (retirada do tronco, toco e raízes restante após supressão) em área particular, são de responsabilidade do proprietário do imóvel, mas só podem ser realizadas mediante parecer técnico e autorização da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Após formalização do pedido, será realizada uma vistoria pelos técnicos da SMAAP e após análise, será autorizado ou não, o corte ou a poda da árvore.

O corte irregular de qualquer espécie nativa é considerado crime ambiental e está sujeito a multa, além de ser necessário a compensação ambiental, com mudas nativas, seguindo os critérios da Cartilha de Arborização Urbana: https://tinyurl.com/parvbeyb.

Na solicitação, através da Central 156, o munícipe deverá responder se deseja solicitar poda, supressão ou destoca; ponto de referência; se a árvore está provocando risco às pessoas que frequentam o local; se há risco de queda; fornecer mais detalhes da situação da árvore; se a árvore se encontra na calçada do imóvel e se está em contato com a rede elétrica.

Atualmente, há três formas de atendimento: pelo telefone 156 (bastando discar 156); pelo site: 156.caraguatatuba.sp.gov.br e pelo aplicativo para celulares Android e iOS ‘Caraguatatuba 156’.

Os documentos obrigatórios exigidos para formalizar o pedido de corte de árvore em área particular são: cópia do documento de identidade do proprietário e o comprovante de dominialidade da área. É recomendado que o munícipe anexe imagens do exemplar arbóreo no protocolo do Sistema 156 para tornar a análise mais rápida.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Governo Municipal de Caraguatatuba atua na desobstrução de galeria de águas pluviais no Perequê-Mirim
Governo Municipal de Caraguatatuba atua na desobstrução de galeria de águas pluviais no Perequê-Mirim

O Governo Municipal de Caraguatatuba atuou na desobstrução de uma galeria de águas pluviais antiga na Avenida Orlando Alves de Souza, bairro Perequê-Mirim. A ação conjunta entre as Secretarias de Urbanismo, Serviços Públicos e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi realizada na quarta-feira (22). A

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/01/2025
Três gestantes recebem kit maternidade do Fundo Social
Três gestantes recebem kit maternidade do Fundo Social

Três gestantes de Caraguatatuba foram beneficiadas nesta quinta-feira (30) com o kit maternidade do Fundo Social de Solidariedade. A primeira dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro, realizou a entrega. “As gestantes são orientadas a procurar o Fundo Social, onde recebem o kit maternidade e o kit de

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 30/01/2025
Starlight_Divulgacao
Espetáculo Starlight Concert é atração nesta quinta no Teatro Mario Covas

Velas cuidadosamente posicionadas por todo o palco iluminam o ambiente criando uma cena celestial que intensifica a experiência sensorial dos espectadores  O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta nesta quinta-feira (6/2), às 21h, o espetáculo Starlight Concert com a edição especial “Queen & Coldplay”. A apresentação tem classificação livre e os ingressos podem ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 04/02/2025
IMG_6788
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de lesão corporal e violência doméstica em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu a uma ocorrência de violência doméstica no último sábado (26). A vítima deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro e relatou ter sido agredida com um golpe de martelo na cabeça por seu companheiro. Após ser medicada, a mulher

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 28/01/2025
Mutirão de limpeza percorre dez bairros de Caraguatatuba no início de fevereiro
Mutirão de limpeza percorre dez bairros de Caraguatatuba no início de fevereiro

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promove mutirão de limpeza na primeira semana de fevereiro nos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Praia das Palmeiras, Rio do Ouro, Ponte Seca, Jardim Califórnia, Estrela D’Alva, Benfica e Sumaré, em Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (3/2), grupos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 03/02/2025