Pesquisar No Site
Prefeitura realiza primeira reunião do Comitê Municipal Gestor da Orla Marítima de Caraguatatuba

Prefeitura realiza primeira reunião do Comitê Municipal Gestor da Orla Marítima de Caraguatatuba
O Comitê Municipal Gestor da Orla Marítima de Caraguatatuba, criado pelo Decreto Municipal 1.498/2021, realizou sua primeira reunião na última semana, dia 1º de setembro, com a participação das entidades relacionadas, servidores das secretarias envolvidas e em função da fase do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU) da Praia da Mococa, representantes dos quiosques desta praia.

#PraCegoVer: Comitê gestor reunido durante reunião (Foto: Divulgação/PMC)
O Comitê Gestor da Orla foi instituído em decorrência do município de Caraguatatuba ter firmado, em dezembro de 2019, o Termo de Gestão das Praias Marítimas junto à Superintendência de São Paulo da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU).
O Comitê Gestor tem como objetivo principal democratizar a gestão dos espaços da orla, de forma a consorciar a preservação deste ambiente, essencial para a manutenção do potencial turístico do município com o desenvolvimento sustentável e responsável das diversas atividades que são desenvolvidas nessas áreas.
O Comitê é formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Fazenda; Turismo; Urbanismo; Saúde e de Assuntos Jurídicos; além da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba; Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba; Associação dos Quiosques de Caraguatatuba e Colônia de Pescadores Z-8 ‘Benjamin Constant’.
São atribuições do Comitê Gestor analisar e manifestar sobre aprovação de novos projetos, autorização de empreendimentos a serem implantados nas praias do município, promover articulação quanto ao processo de planejamento e de aplicação das ações de gestão da orla marítima, além de desempenhar outras atividades relacionadas ao cumprimento das ações e metas estabelecidas pelo Termo de Gestão das Praias Marítimas.
Especialmente em relação à gestão de orla, a praia da Mococa é a primeira do Litoral Norte a ter o Projeto de Intervenção Urbanística (PIU) aprovado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Todos os quiosques serão readequados, de forma a garantir padronização e atendimento das normas urbanísticas. Além disso, as unidades serão regularmente conectadas à infraestrutura de saneamento (rede coletora de esgotos e de abastecimento de água).
Importante destacar que o PIU da praia da Mococa, além das questões e da preocupação com os quiosques, em função da sua indiscutível importância para o turismo, também contempla projeto de recuperação ambiental de áreas de restinga que irá resultar não apenas em melhoria das condições ambientais da praia, como também na melhoria do seu potencial turístico.
O PIU é desenvolvido e coordenado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) com a participação da Associação de Quiosques de Caraguatatuba (AQC).
O primeiro PIU foi elaborado para a praia da Mococa, em função da ocorrência de processos erosivos em curso, decorrentes de ressacas marinhas, compreendendo relocação e reconstrução dos quiosques com integral atendimento as normas urbanísticas e sanitárias, além de regulamentação das áreas para atendimento (áreas para colocação de mesas e cadeiras), com integral respeito à liberdade de acesso e de locomoção às áreas de uso comum da sociedade.
A SMAAP concluiu a demarcação topográfica das novas áreas que serão ocupadas pelos quiosques no final do mês de agosto, etapa necessária para encaminhamento da aprovação dos projetos pela Secretaria de Urbanismo.
Além disso, também cabe à Prefeitura a implantação de infraestrutura pública adequada ao ambiente, incluindo a adequação dos acessos à praia, implantação de infraestrutura de saneamento e a coordenação do projeto de recuperação da vegetação de restinga.
Veja Também Recentes

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe