Pesquisar No Site
Inclusão no esporte: atleta paralímpico participa de competição de atletismo convencional

Inclusão no esporte: atleta paralímpico participa de competição de atletismo convencional
A superação e dedicação são evidenciadas no dia-a-dia de cada pessoa, principalmente na de Álvaro Alencar Trindade Sobrinho. O atleta paralímpico de Caraguatatuba, que tem paralisia cerebral, participou no final de semana do 53º Campeonato Paulista de Atletismo Master.

#PraCegoVer: Atletas de Caraguatatuba durante o 53º Campeonato Paulista de Atletismo Master (Foto: Divulgação)
Mas o que isso tem de especial? O competidor foi o único atleta paralímpico de toda a competição, participando das provas sem adaptação à sua deficiência. Mesmo assim, Álvaro Alencar, com dedicação, superação, foco e vontade conquistou para Caraguatatuba duas medalhas de prata.
O atleta ficou em 2º lugar nas provas de revezamento 4×100 e lançamento de dardo de 35 até 39 anos.
“A competição foi maravilhosa para mim. Consegui competir de igual para igual sem adaptação. Foi muito emocionante escutar as pessoas me apoiando e me aplaudindo”, disse Álvaro Alencar.
“Agradeço todo o apoio da equipe da Secretaria de Esportes que me apoiam e me preparam. Tenho aqui pessoas maravilhosas que me ajudam diariamente e me sinto feliz com todo o resultado”, complementa.
De acordo com o treinador Rodrigo Brandt, Álvaro Alencar treina atletismo desde 2015, em diversas modalidades, como corridas de 100 e 200 metros, provas de campo, arremesso de peso e dardos.
O atleta já representou Caraguatatuba em diversas competições, desde jogos regionais, jogos abertos e em etapas paulistas e circuitos regionais organizados pela Caixa, sempre subindo ao pódio.
O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, salienta a importância da inclusão no esporte e o foco do atleta.
“É o primeiro fruto de um trabalho que visa buscar a inclusão pelo esporte, adequando às condições para que mais pessoas com deficiência possam usufruir dos benefícios nao só do esporte adaptado (aos atletas), mas também de qualquer atividade física”, disse.
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A