Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Acalento promovem Semana da Equoterapia

Prefeitura de Caraguatatuba e Acalento promovem Semana da Equoterapia
Hoje, 9 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Equoterapia, instituído pela Lei 12.067/2009 com o objetivo de difundir essa importante modalidade terapêutica.

#PraCegoVer: Sede da Acalento. Prefeito Aguilar Junior e o secretário da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Amauri Toledo, e a presidente da Acalento, Zenaide Vernizzi, posam para foto com as equipes de profissionais da Acalento e da Sepedi. (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. A confiança, autonomia e respeito são valores difundidos com a técnica.
Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), promove a Semana da Equoterapia com diversas atividades.
A Prefeitura mantém um contrato de prestação de serviços, onde a Acalento recebe um repasse mensal para atender 130 crianças encaminhadas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Saúde.

#PraCegoVer: Sede da Acalento. Um instrutor de cavalos puxa o animal, montado por um menino. Duas técnicas acompanham a criança, uma de cada lado, no trajeto, no picadeiro. (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
Na abertura do evento, na sede da Acalento, nesta segunda-feira (9), o prefeito Aguilar Junior fez questão de ressaltar a importância da parceria com a entidade.
“Sou suspeito para falar desse trabalho porque adoro lidar com cavalos. A Equoterapia realmente é uma interação que traz uma vivência e experiências únicas. Tenho certeza que cada praticante da rede municipal que chega aqui, tem uma diferença substancial na vida. Uma evolução física e emocional extraordinárias”, declarou Aguilar Junior.
O secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, acrescentou que, futuramente, a parceria deve ser ampliada. “Nosso objetivo é sempre oferecer maior qualidade no atendimento às crianças, encaminhadas à Equoterapia pela Sepedi”, disse.
A presidente da Acalento, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, ressaltou que a missão da Acalento é principalmente humanitária, além de científica.
“A Equoterapia é apenas uma parte do trabalho realizado na Acalento. Ela desenvolve a percepção, os sentidos e a afetividade das crianças. Também, concomitantemente, temos um trabalho holístico e multidisciplinar que envolve profissionais da área de pedagogia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. Tudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas e suas famílias”, ressaltou.
Princípios da Equoterapia
O atendimento equoterápico só poderá ser iniciado mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.
A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais e está indicada para os seguintes quadros clínicos: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem.
Para se trabalhar com equoterapia é necessário, no mínimo, um profissional de cada área (equitação, saúde e educação) podendo ser: instrutor de equitação, psicólogo e fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Outros profissionais também podem fazer parte da equipe como fonoaudiólogo, pedagogo e educador físico.
De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), a equipe multidisciplinar é indispensável no trabalho, pois, o ser humano é global e o principal desafio é considerar o paciente como um todo, não como um órgão lesado; ou uma patologia definida, a ser tratada por determinado profissional.
Cada um dentro da sua especialidade dá a sua parcela de contribuição para o sucesso desse recurso terapêutico.
Veja Também Recentes

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no