Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba embarga obras irregulares no Massaguaçu; julho tem mercado da construção aquecido
Prefeitura de Caraguatatuba embarga obras irregulares no Massaguaçu; julho tem mercado da construção aquecido
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com apoio da Polícia Ambiental, embargou na quinta-feira (5) três obras irregulares que estavam em construção no bairro Massaguaçu, na região norte.
De acordo com o secretário da pasta, Wilber Cardozo, nos três casos não havia projeto aprovado na prefeitura para a construção. Outros sete imóveis já haviam sido autuados e agora os processos são encaminhados para análise do jurídico.
A ação faz parte do programa ‘Obras Regulares’ que vai intensificar a fiscalização por todo o município. De acordo com Cardozo, não justifica fazer uma construção ou reforma sem um profissional técnico. “Além de termos na cidade bons técnicos, a Prefeitura de Caraguatatuba fornece muitos programas para a pessoa se regularizar”, alerta.
Mercado aquecido
Desde o ano passado, a Secretaria de Urbanismo agilizou os processos de aprovação de projetos de novas obras, reformas, ampliações e regularizações devido ao ‘boom’ vivenciado pela construção civil.
Somente em julho deste ano foram 143 projetos aprovados pelo Setor de Análise e Aprovação de Projetos da Secretaria de Urbanismo, a maior quantidade deste ano, o que representa 22.550,82 metros quadrados. “Desde 2015, esse foi o mês que mais teve projetos aprovados”, comemora o secretário.
Desde o início do ano foram 668 projetos aprovados, totalizando 114.962,95 metros quadrados. Para agilizar o andamento dos projetos, o Setor de Análise e Aprovação de Projetos possui seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.
Eles chegam a ligar para o profissional e mandar e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que envie todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.
Para o fortalecimento da economia neste período de pandemia de Covid, o secretário Wilber Cardozo destaca que somente a construção de uma casa unifamiliar gera aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.
A Secretaria de Urbanismo fica a Avenida Brasil, 749, Sumaré, e funciona das 10h às 14h. Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.
Veja Também Recentes
Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão
Uma motocicleta Honda CG 160 FAN, furtada no dia 17 de dezembro de 2024, foi localizada na tarde de terça-feira (21/1), pela equipe da Guarda Municipal de Caraguatatuba, em um terreno baldio na Rua Bertioga, no bairro Travessão. Durante patrulhamento preventivo na região sul, nas proximidades da EMEF Prof. Alaor
Efetivo da Guarda Civil Municipal do patrulhamento com moto passa por curso de reciclagem e treinamento
Equipe da Guarda Civil Municipal (CGM) que trabalha nas ruas com motos passa, nesta terça e quarta (28 e 29), por aperfeiçoamento de técnicas de deslocamento e abordagem com segurança, com aulas teórica e prática. A formação, promovida pelo diretor Operacional da GCM, Anderson Carlos Alves, é uma iniciativa do
Mais de 500 pessoas comparecem no primeiro dia de rematrícula nas atividades esportivas em Caraguatatuba
Mais de 500 pessoas passaram pelo Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) em Caraguatatuba no primeiro dia de rematrícula para atividades esportivas em Caraguatatuba nesta segunda-feira (3). Até o dia 17 de fevereiro, todos que realizavam ou tenham interesse em participar de modalidades esportivas no município devem procurar o Centro
Governo Municipal de Caraguatatuba atua na desobstrução de galeria de águas pluviais no Perequê-Mirim
O Governo Municipal de Caraguatatuba atuou na desobstrução de uma galeria de águas pluviais antiga na Avenida Orlando Alves de Souza, bairro Perequê-Mirim. A ação conjunta entre as Secretarias de Urbanismo, Serviços Públicos e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi realizada na quarta-feira (22). A
Prefeitura de Caraguatatuba realiza Avaliação de Densidade Larvária e monitora casos de dengue
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba realiza Avaliação de Densidade Lavaria (ADL) no município, com objetivo de monitorar a infestação do mosquito Aedes aegypti e tomar providências quanto a casos de dengue. Na terça-feira (21), as equipes percorreram o bairro Massaguaçu, na região norte. O