Pesquisar No Site
Escolas de Caraguatatuba recebem novas ferramentas e insumos para cultivo de hortas educativas

Escolas de Caraguatatuba recebem novas ferramentas e insumos para cultivo de hortas educativas
Com o início do 2º semestre letivo, também foram retomadas as atividades de educação ambiental nas escolas da rede municipal de Caraguatatuba. Na tarde desta terça-feira (27), a secretária de Educação, Márcia Paiva, visitou a unidade CEI/EMEI Profª. Thereza Yanesse Schmidt Cardozo, no bairro Porto Novo, que é integrante do projeto Hortas Educativas.

#PraCegoVer: Secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, acompanhada por educadoras da unidade Thereza Yanesse durante visita para entrega de kit de jardinagem (Foto: Divulgação/PMC)
A unidade foi a primeira a receber o ‘kit jardinagem’ como um incentivo às escolas que aderiram ao projeto. O kit é composto por ferramentas para horticultura, para preparo do solo, além de regadores e insumos como terra e adubo. As demais unidades participantes também receberão kit a partir desta quarta-feira (28).
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve ações de educação ambiental em todas as etapas de ensino da rede municipal.
Por meio do Setor de Projetos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o Projeto Hortas Educativas tem como objetivo formar ‘agentes cuidadores’ nas unidades escolares, que são os responsáveis pela implantação e cultivo das hortas.
Do ponto de vista pedagógico, as hortas têm como objetivo promover o contato dos estudantes com os alimentos e estimular a adoção de hábitos de alimentação mais saudáveis. Elas são instrumentos para a compreensão da relação entre meio ambiente x alimentação saudável, cidadania e qualidade de vida.

#PraCegoVer: Aluno está acompanhado de educadora. Eles estão colhendo rabanetes em uma horta educativa de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que “ao incentivarmos o cultivo das hortas, transmitimos importantes conceitos para que as crianças valorizem o alimento, cuidem do solo e preservem os recursos naturais, como a água”, disse.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e