Pesquisar No Site
Caraguatatuba vacina população adulta em situação de rua contra Covid

Caraguatatuba vacina população adulta em situação de rua contra Covid
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde, vacinou a população acima de 18 anos em situação de rua contra a Covid-19.

#PraCegoVer: Equipe das Secretarias de Saúde e Social durante abordagem a uma pessoa em situação de vulnerabilidade. Eles estão próximos ao veículo que leva a equipe e os imunizantes. É possível observar o profissional do Social durante a abordagem, enquanto os enfermeiros estão dentro do veículo fazendo a preparação da aplicação da vacina (Foto: Luís Gava/PMC)
A abordagem foi feita por uma equipe de cada secretaria que percorreu os bairros Jardim Jaqueira, Centro e Martim de Sá. A vacinação para esse público ocorreu na última semana. Ao todo, 46 pessoas receberam o imunizante.
Para garantir a imunização dessa parte da população, a Prefeitura optou por utilizar a vacina ‘Janssen’, a dose única.
Os profissionais entenderam que não seria ideal imunizar essas pessoas com outra vacina que necessitasse de duas doses, pela dificuldade em alcançar a imunização completa.
A vacinação dessa população também é muito importante por serem mais vulnerável e não conseguir seguir os protocolos sanitários. Além disso, a Secretaria de Saúde considera que a vacinação é essencial para controle da doença no município.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ângela Sbruzzi, reforça que o grupo é de extrema vulnerabilidade social, com hábitos e vivências diferenciados. “Nesse sentido, a vacinação contra a Covid-19 torna-se prioritária a essa população”.
Ângela ainda ressalta que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania tem intensificado diariamente a abordagem social para a população em situação de rua, em parceria com a ‘Casa do Caminho’ e a ‘Comunidade Restituí’. “Nós ofertamos acolhimento provisório, retorno ao município de origem e a possibilidade de reinserção social e familiar”.
Abordagem social
Diariamente, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realiza o serviço de abordagem em pontos estratégicos da cidade como forma de acolhimento das pessoas em situação de rua.
Na última semana, a ação foi feita em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Polícia Militar e abordou 15 pessoas, mas apenas cinco aceitaram acolhimento para o abrigo provisório.
Neste ano, cerca de 800 pessoas foram abordadas. Durante a abordagem, é ofertado o encaminhamento para uma Casa Transitória (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizados tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.
Como ajudar de maneira correta?
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão as devidas providências.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo, tráfico de drogas ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Serviço:
Casa Transitória Casa do Caminho – Rua Banco Itaú, 201, Porto Novo. Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) – Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela