Pesquisar No Site
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba forma primeira turma do Polo da Construção Civil em 2017

Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba forma primeira turma do Polo da Construção Civil em 2017
Foi realizada nesta sexta (4) a formatura dos 40 alunos dos cursos de assentador de piso e azulejo, encanador e pedreiro, do Polo da Construção Civil, oferecidos gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado.
A cerimônia foi realizada, às 19h, no auditório do Centro Integrado De Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira.

Foto: Luís Gava/PMC
A presidente do Fundo Social, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, parabenizou os formandos e familiares e desejou sucesso no mercado de trabalho. “Que vocês sejam fortes e determinados a alcançarem seus sonhos e nunca parem de estudar”, destacou.
O prefeito Aguilar Junior também prestigiou a formatura. “Estou muito feliz em ter participado do primeiro dia de aula de vocês e agora estar na conclusão de curso com a entrega dos certificados. Desejo muitas conquistas e felicidades a todos no mercado de trabalho”, afirmou.
O aluno Douglas Medeiros Castilho, 28 anos, que atualmente trabalha como roçador, concluiu a qualificação de azulejista. “Foi uma boa oportunidade de aprender uma nova profissão. Agora, quero fazer o curso de encanador ou de eletricista”, contou.
Já Henrique Imazaki Otero, 41 anos, fez a formação de encanador. “Tudo que aprendi foi maravilhoso. Com certeza abrirá meu campo de trabalho inclusive de tentar um concurso público”, declarou.

Foto: Luís Gava/PMC
Pai e filho, Alexandre de Camargo Pedreira, 40 anos, e Samuel, 16 anos, integraram o curso de pedreiro. Para ambos os novos conhecimentos permitiram retomar as obras na casa própria que estavam paradas há mais de um ano. “Economizamos com mão de obra e na compra de materiais”, ressaltou Alexandre.
Entre os participantes, apenas duas mulheres: Maria Betânia Silva de Lima, 45 anos, que fez o curso de pedreiro e Rosângela Emboaba da Silva, 41 anos, que fez o de piso e azulejos. “Agora vou poder ajudar meu esposo, que é pedreiro, e também fazer umas coisinhas na minha casa. Se tiver uma próxima turma de azulejista ou de eletricista, quero fazer”, contou Maria Betânia.
As capacitações foram ministradas pelos professores Gilberto Batista Santos (pedreiro), Ricardo Joaquim Mathias (assentador de piso e azulejo) e Messias Raimundo da Silva (encanador), sob a gestão de Andréia Parletta.

Foto: Luís Gava/PMC
Os alunos 80 horas/aula de teoria e prática, às segundas, quartas e sextas, na subprefeitura do Porto Novo. Também tiveram quatro palestras complementares sobre o Plano Diretor e Urbanismo; Programa Calçada Legal e Acessibilidade; drogas, alcoolismo e violência contra a mulher; e preparo de paredes e tinta para a pintura.
As capacitações do Polo da Construção Civil são oferecidas, gratuitamente, pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado.
Veja Também Recentes

Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.